População barreirense está de luto pela tragédia ocorrida na Escola Municipal Eurides Sant’Anna

27/09/2022

Por Revista Formosa

A população barreirense está consternada com a tragédia ocorrida na manhã de hoje (26/09), na Escola Municipal Eurides Sant'Anna, unidade educacional da rede de ensino municipal de Barreiras. De acordo com informações da polícia Militar que esteve no local, um jovem vestido de preto, invadiu a escola portando uma arma de fogo e um facão no momento da chamada que é realizada logo no início da manhã. Ao entrar no colégio, o jovem atirou duas vezes: na entrada e já dentro da edificação da escola, atingindo fatalmente a estudante cadeirante Geane da Silva de Brito, de 19 anos.

Não se sabe ainda as verdadeiras motivações do jovem atirador que entrou na escola com a arma. O fato é que a tragédia não foi ainda maior porque os alunos, ao perceberem os tiros, saíram correndo, mas a estudante cadeirante infelizmente não teve a mesma oportunidade sendo alvejada pelo atirador. Ao que tudo indica, o atirador pretendia atingir mais pessoas.

Geane da Silva de Brito, vítima fatal do atentado
Geane da Silva de Brito, vítima fatal do atentado

De acordo com o Tenente Coronel da Polícia Militar Fábio, ao ouvir a gritaria, uma pessoa não identificada entrou na escola e ao perceber o que estava acontecendo, atirou contra o indivíduo, que nesse momento encontra-se internado no Hospital do Oeste.

A Polícia está investigando o caso para descobrir o que motivou esse jovem a cometer um ato tão bárbaro contra os estudantes da Escola Eurides Sant'Anna. Ao que tudo indica, o jovem teria sido aluno da escola e há algum tempo não frequentava mais as aulas.

Ao saber da tragédia, a Professora Isolda Maia, atual Diretora do NTE 11, se colocou à disposição da escola, disponibilizando uma psicóloga para atender os alunos e professores atingidos com essa tragédia.

"Eu estive lá pessoalmente, conversei com eles, me coloquei a disposição e a partir de amanhã nós já vamos começar a fazer o contato com a escola para agendar as visitas da psicóloga na unidade escolar. Nesse momento nós temos que nos dar as mãos e nos colocar à disposição, colocar os nossos serviços à disposição da escola, afinal de contas os alunos pertencem a nossa comunidade", afirma Isolda Maia.

De acordo com Isolda, as aulas não foram suspensas para evitar mais tumultos e mais alunos fora da sala de aula, circulando nas ruas, o que seria muito pior. "Nós fizemos uma nota para as escolas para que elas tomasses a atitude que achassem conveniente, mantivessem os alunos na escola e só liberassem aqueles que os pais ou responsáveis viessem buscar, pois em um momento como esse os ânimos ficam exaltados e vira um grande tumulto", informa Isolda. 

Professora Izolda Maia, diretora do NTE 11 | Foto: Osmar Ribeiro/Falabarreiras
Professora Izolda Maia, diretora do NTE 11 | Foto: Osmar Ribeiro/Falabarreiras

Neste momento os/as educadores/as de todas as escolas de Barreiras se solidarizam com os familiares e com toda a comunidade escolar da Escola Eurides Sant'Anna, atingida em cheio com essa tragédia.

Diante do ocorrido, a gestão da Escola Municipal Eurides Sant'Anna, informa aos pais ou responsáveis que os materiais dos alunos que ficaram na escola, estarão disponíveis para serem retirados a partir da quarta feira (28/09) nos turnos matutino e vespertino. Além disso, os mesmos devem sentir-se à vontade para procurar a gestão para tratar de qualquer assunto referente a atendimento de apoio aos alunos. Com informações Fala Barreiras