Formosa do Rio Preto realiza Blitz Educativa contra exploração sexual de crianças e adolescentes

16/05/2025

Por Revista Formosa

Nesta sexta-feira (16), a Prefeitura de Formosa do Rio Preto (BA), por meio da Secretaria de Assistência Social, promoveu uma Blitz Educativa com foco no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

A ação faz parte da campanha nacional "Faça Bonito" e antecipa o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio.

Estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio participaram da mobilização em diversos pontos estratégicos da cidade, como os bairros Morada Nova, Projeto, Santa Helena e o Centro.

Uniformizados com camisetas da campanha, os alunos distribuíram panfletos, adesivos e abordaram pedestres, motoristas e ciclistas com mensagens de conscientização.

Além da distribuição de materiais informativos, os participantes exibiram cartazes, entoaram palavras de ordem e reforçaram a importância da denúncia e da proteção integral à infância e adolescência. A ação contou com boa receptividade da população.

Por que dia 18 de Maio?

Em 18 de maio de 1973, uma menina capixaba, Araceli Cabrera Sánchez Crespo, de oito anos de idade, foi assassinada. Após seis dias, seu corpo foi encontrado com marcas de violência e abuso sexual e o rosto desfigurado por ácido. Os agressores nunca foram punidos

Depois de uma forte mobilização do Movimento em Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes foi instituída a lei federal 9.970/2000 determinando o 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Em caso de suspeita, conhecimento ou presenciar qualquer tipo de violação de direitos contra crianças e adolescentes, denuncie por meio do Disque 100.

O Disque 100 é um canal de denúncia nacional, gratuito e anônimo, disponível para relatar casos de abuso e exploração sexual infantil, além de maus-tratos a pessoas idosas e com deficiência.

Siga a Revista Formosa no Instagram. Nosso canal no WhatsApp e esteja sempre atualizado! Receba as últimas notícias da Revista Formosa no Google News.