Formosa do Rio Preto lidera focos de incêndio do mês no estado da Bahia

11/09/2024

Os dados são do Programa Queimadas do Inpe e foram contabilizados nesta quarta-feira 

Imagem/Jadder Carvalho/RevistaFormosa
Imagem/Jadder Carvalho/RevistaFormosa

Por Revista Formosa

Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia, é o município com mais focos de incêndio na Bahia em setembro, representando 13% do total de queimadas. Os dados são do Programa Queimadas do Inpe [Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais] e foram contabilizados nesta quarta-feira (11).

Riachão das Neves e Cocos, também no Oeste, ocupam a segunda e terceira posições em números de incêndios no estado neste mês, representando 6,3% e 6,2%, respectivamente, do total de registros.

Em Muquém do São Francisco, já são 26 dias de combate ao incêndio que atinge a Serra do Cipó. Mais de 6 mil hectares – o equivalente a 6 mil campos de futebol – foram consumidos pelo fogo, segundo informações da TV Oeste. Equipes do 17º Corpo de Bombeiros (Barreiras) atuam na área para conter o avanço das chamas.

Além disso, incêndios também são registrados em Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, São Desidério, Baianópolis e Santa Rita de Cássia, todos localizados no Oeste baiano, região que sofre com cinco meses sem chuvas significativas.

A Revista Formosa entrou em contato com o Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Formosa do Rio Preto, Geraldo Martins, e com o Coordenador da Defesa Civil, Jadder Carvalho, que admitiram que a quantidade de focos de incêndio é preocupante e que o combate está sendo desafiador. 

Ambos reforçaram que estão atuando intensamente nas ações de contenção e enfatizaram a necessidade de conscientizar a população para evitar acender fogos neste período crítico de seca.

Siga a Revista Formosa no Instagram. Nosso canal no WhatsApp e esteja sempre atualizado! Receba as últimas notícias da Revista Formosa no Google News.