Formosa: Confira a entrevista exclusiva com Marinélia Rocha, a nova Secretária de Educação

Por Revista Formosa
O site Revista Formosa, nesta quinta-feira, 23, apresenta um bate-papo exclusivo com a nova Secretária Municipal de Educação de Formosa do Rio Preto, oeste da Bahia, professora Marinélia Rocha.
Marinélia da Silva Rocha Serpa, Graduada em Letras/Português pela UESPI, Especialista em Docência do Ensino Superior, Metodologias Ativas para o Ensino Médio e Preparação para o Enem e Gestão e Organização da Escola com Ênfase em Direção Escolar. Ex-Secretária Municipal de Administração, Ex-Diretora do Colégio Estadual Nossa Senhora Aparecida, Ex-Diretora de Ensino na Secretaria Municipal da Educação, Professora Efetiva das Redes Municipal e Estadual e Articuladora do Selo Unicef no Município, e atualmente, está à frente da pasta de Educação no governo municipal de Manoel Afonso.
Nesta "Entrevista Exclusiva", Rocha fala sobre o convite que recebeu do prefeito Neo para assumir a pasta da Educação, avalia os desafios, comenta acerca das prioridades e relata a relação da secretaria com o sindicato do professores. A professora também destaca o novo piso salarial da categoria, e esclarece a questão da merenda escolar.
Confira a Entrevista
Revista Formosa: Como surgiu o convite e quais as suas expectativas à frente da Secretaria Municipal de Educação de Formosa do Rio Preto?
Secretária Marinélia Rocha: Com a exoneração, a pedido, da competente Secretária Maria do Socorro (Cota) fui convidada pelo Exmo. Sr. Prefeito Municipal para substituí-la, principalmente, por ter tido o privilégio de trabalhar com ela na Secretaria de Educação.
Conhecedora das atividades educacionais tanto na parte administrativa quanto na pedagógica decorrentes do contato direto com o público alvo – os alunos – tenho como objetivo primordial desenvolver políticas adequadas à elevação do padrão de ensino municipal aliada à conservação do aparato escolar no que diz respeito a sua infraestrutura.
Revista Formosa: Quais são as prioridades na pasta da Secretaria de Educação?
Secretária Marinélia Rocha: O ensino, como um todo, foi a parte mais afetada com a Pandemia que ultimamente grassou em todas as comunidades. Como meio de amenizar os seus efeitos danosos (as sequelas deixadas) é necessário o desenvolvimento e aplicação de políticas de recomposição da aprendizagem que é tida como meta principal do currículo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação.
Revista Formosa: Quantas escolas públicas municipais existem hoje em Formosa do Rio Preto? Há projetos ou medidas a serem adotadas para aumentar ou reduzir esse número?
Secretária Marinélia Rocha: A Rede Municipal de Ensino conta hoje com 42 escolas, sendo 10 na sede e 32 na Zona Rural.
Sim. Pretende-se ampliar o número de creches para atenderem as crianças que estão fora da escola na Educação Infantil, tanto na sede quanto na zona rural, onde estamos providenciando para que se construa uma escola de Ensino Fundamental.
Revista Formosa: Como será a relação da Secretaria de Educação com o Sindicato?
Secretária Marinélia Rocha: O Sindicato, como instrumento de luta coletiva e representante do corpo docente, terá, sempre, uma relação amistosa com a Secretaria, no sentido de apoiar as demandas justas e legais de interesse da categoria.
Revista Formosa: O Piso Salarial dos professores subiu para R$ 4.420,55 em 2023. Qual o posicionamento da Secretaria de Educação em Relação ao novo piso?
Secretária Marinélia Rocha: O governo municipal está empenhado na aplicação da Lei que estabeleceu o novo Piso Salarial dos professores, dependendo, somente, dos recursos provenientes das fontes governamentais Estaduais e Federais, atrelada à indispensável melhoria dos indicadores do IDEB que se têm mostrado inferiores ao desejado.
Revista Formosa: Com relação a merenda escolar, estão sendo oferecidas devidamente nas escolas municipais.
Secretária Marinélia Rocha: Sem dúvidas. Aqui na sede a merenda escolar já está sendo oferecida normalmente aos estudantes, enquanto na zona rural, até o final desta semana chegará ao mais longínquo rincão do nosso município. Estamos olvidando todos os esforços para que, a partir de então, chegue em tempo hábil a todas as escolas da rede municipal.
Revista Formosa: Qual a sua mensagem para os alunos e pais de Formosa do Rio Preto?
Secretária Marinélia Rocha: A Mensagem que enviamos aos pais, profissionais da educação, equipes gestoras, professores e alunos é uma palavra de incentivo e estímulo no desempenho dos misteres da Educação Municipal para que as metas almejadas sejam plenamente desenvolvidas e alcançadas.
