EUA suspendem pedidos de visto de brasileiros e cidadãos de outros 74 países por tempo indeterminado

Por Revista Formosa
O Departamento de Estado dos Estados Unidos decidiu interromper a análise de pedidos de visto de cidadãos de 75 países, entre eles o Brasil. A informação foi divulgada pela Fox News Digital, que afirma ter tido acesso a um memorando interno da pasta.
De acordo com a publicação, a suspensão começa na próxima quarta-feira, dia 21, e não há prazo definido para a retomada do serviço.
A medida tem como finalidade endurecer o controle sobre solicitantes considerados com maior risco de se tornarem dependentes de programas de assistência pública nos Estados Unidos.
O documento orienta agentes consulares a negarem vistos com base na legislação imigratória em vigor, enquanto o governo norte-americano revisa seus critérios de triagem e verificação.
A lista completa de países afetados não foi divulgada oficialmente, mas, além do Brasil, a Fox News cita na relação nações como Somália, Rússia, Afeganistão, Irã, Iraque, Egito, Nigéria, Tailândia e Iêmen.
Ainda segundo o jornal, em novembro do ano passado o Departamento de Estado já havia recomendado aos consulados a adoção de critérios mais rigorosos relacionados ao conceito de "encargo público", previsto na lei de imigração.
Com isso, pedidos de visto poderiam ser recusados caso o candidato apresente indícios de que poderá depender de benefícios governamentais, levando em conta fatores como idade, condições de saúde, domínio do inglês, situação financeira e necessidade de tratamentos médicos prolongados.
A reportagem aponta também que pessoas idosas ou com sobrepeso estariam entre os grupos com maior probabilidade de terem seus pedidos negados.
Em declaração divulgada pela Fox News, o porta-voz do Departamento de Estado, Tommy Piggott, afirmou que o governo utilizará sua autoridade legal para considerar inelegíveis potenciais imigrantes que possam se tornar um ônus para o país.
Segundo ele, a imigração a partir desses 75 países ficará suspensa enquanto o Departamento de Estado reavalia os procedimentos de processamento, com o objetivo de evitar a entrada de estrangeiros que possam recorrer a programas de assistência social e benefícios públicos nos Estados Unidos.
Siga a Revista Formosa no Instagram. Nosso canal no WhatsApp e esteja sempre atualizado! Receba as últimas notícias da Revista Formosa no Google News.
