Verba federal para fiscalizar terras indígenas cresceu 151%

10/08/2022
A floresta permanece intacta em 94% do Estado do Amazonas e 84% de toda Amazônia legal.
A floresta permanece intacta em 94% do Estado do Amazonas e 84% de toda Amazônia legal.

Por Revista Formosa

A Fundação Nacional do Índio é alvo frequente de ambientalistas de ONGs que perderam verbas oficiais e, e agora acusam "destruição" a Amazônia e indígenas maltratados. Mas no Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado nesta terça (9), a Funai apresenta números positivos: em três anos, investiu R$82,5 milhões na fiscalização de terras indígenas, 151% a mais que nos três anos anteriores. E no desmatamento em terras indígenas caiu no governo de Jair Bolsonaro.

Quase um terço

O desmatamento nas terras indígenas despencou 26,79% entre 2019 e 2021, aponta o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Amplo

Ações de fiscalização da Funai também combatem ilícitos como extração ilegal de madeira, garimpo, caça e pesca predatórias etc.

Triplicou

Ações de proteção a indígenas 'isolados e de recente contato' receberam R$ 51,4 milhões. Mais que o triplo de 2016 a 2018.

Tempo real

Só na Amazônia Legal existem 29 bases de Proteção Etnoambiental (Bapes) das terras indígenas, que fazem o monitoramento da região.

O tempo passa

Em 9 de agosto de 1994 era lançado ao espaço o satélite BrasilSat B1, operado pela Embratel. Hoje estão em curso parcerias com a Starlink, do empresário Elon Musk, para cobrir a Amazônia com internet rápida.

Com informações Diário do Poder