Turista perde prótese de perna em banho de mar e comove população na Paraíba
Por Revista Formosa
Um turista de férias entrou em pânico ao perder a prótese da perna esquerda, avaliada em R$30 mil, durante um banho de mar em João Pessoa. Mas, uma equipe de apoio e solidariedade se uniu na busca pela prótese, essencial para locomoção. Após quatro dias de buscas, ela foi encontrada e devolvida ao dono.
De acordo com o G1, o técnico de enfermagem, Bruno Mynssen, de 33 anos, estava de férias na capital paraibana em companhia da namorada. Ele desembarcou em João Pessoa na quinta-feira (31) e na sexta-feira (1º ) decidiu ir a praia. No último mergulho antes de ir embora, com a maré cheia e correnteza mais forte, ele percebeu que tinha perdido a prótese da perna esquerda. "Eu fiquei preocupado. Falei com minha namorada e na mesma hora ela passou mal. Teve uma queda brusca de pressão", explica.
Há dois meses com ajuda de uma vaquinha solidária capitaneada por uma médica do Hospital da Criança de Brasília com os colegas de trabalho, Bruno conseguiu substituir a antiga prótese, mais pesada e com limitação de movimentos, que usava desde 2007 após perder o membro num acidente de moto. A nova é produzida em fibra de carbono e à prova d'água. "A nova perna me permite uma mobilidade quatro vezes maior que a anterior", compara.
Numa comoção em busca do membro, uma amiga, Cynthia Santiago, teve a ideia de acionar o Batalhão de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, espalhar a notícia por grupos de WhatsApp e informar a imprensa local. A notícia se espalhou rapidamente. "Todo mundo me reconhecia na rua, oferecia ajuda, se esforçava para encontrar a prótese. Foi impressionante a mobilização", admira-se Bruno.
Após quatro dias se contentando em usar muletas, um pescador, Marcílio, entrou em contato com Bruno para avisar que tinha encontrado a prótese enquanto pescava na tarde da segunda-feira (4) e que sabia da repercussão do caso e por isso conseguiu o contato dele nas redes sociais. O pescador enviou fotos da prótese para ter certeza se tratar da mesma que tinha sido perdida.
"Eu estava no Mercado de Artesanato Paraibano quando recebi a ligação. Fiquei muito feliz. Na manhã desta terça-feira (5), eu reavi a perna", comemora ele que identificou a peça por uma pequena falha na base.
A solidariedade das pessoas na paraíba foi importante para o técnico de enfermagem. " Chegaram a me oferecer carona para pegar a prótese", disse Bruno que nem foi embora da cidade, mas afirma que quer voltar.