TRE-BA Divulga Nomes dos Mesários para Eleições 2024 em Formosa do Rio Preto
Serão 268 mesários, além de coordenadores e integrantes da equipe de apoio logístico. Confira!

Por Revista Formosa
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), 187ª Zona Eleitoral, publicou o edital nº 04 no dia 5 de agosto de 2024, que traz a lista dos mesários convocados para as Eleições Municipais de 2024 em Formosa do Rio Preto, oeste da Bahia.
A eleição, que ocorrerá em 6 de outubro de 2024, contará com a atuação de 268 mesários distribuídos em 67 seções eleitorais no município.
Cada seção eleitoral será composta por um presidente, dois mesários e um secretário, conforme regulamentado pela Resolução TSE nº 23.736/2024.
A nomeação dos mesários foi formalizada pela Juíza Tônia de Oliveira Barouche, da 187ª Zona Eleitoral.
Confira os nomes dos mesários:
Confira os nomes dos mesários em PDF
Coordenadores e Equipe de Apoio Logístico Também São Nomeados
No dia 6 de agosto de 2024, o TRE-BA, 187ª Zona Eleitoral, divulgou o edital nº 07, que nomeia os Coordenadores e a Equipe de Apoio Logístico responsáveis pelos locais de votação em Formosa do Rio Preto.
Esses profissionais, fundamentais para o bom andamento das eleições, incluem 27 coordenadores e 46 membros na equipe de apoio logístico, distribuídos em 27 locais de votação.
As nomeações foram realizadas com base na Resolução TSE nº 23.736/2024 e assinadas pela Juíza Tônia de Oliveira Barouche.
Confira a lista completa dos coordenadores e integrantes da equipe de apoio
Confira a lista completa dos coordenadores e integrantes da equipe de apoio em PDF
O que faz um mesário?
O mesário é responsável por compor as mesas receptoras de votos e justificativas nas eleições, junto com mais três pessoas. O presidente da mesa inicia e encerra a votação, mantém a ordem, comunica ocorrências ao juiz eleitoral e verifica as credenciais dos fiscais dos partidos. Os outros membros identificam eleitores, organizam filas, coletam assinaturas e entregam comprovantes de votação.
O trabalho de mesário não é remunerado, mas oferece benefícios como dias de folga, auxílio-alimentação, certificado, e, em alguns casos, preferência em desempates de concursos e horas complementares para graduandos.
A ausência sem justificativa resulta em multa no valor de metade de um salário mínimo. Porém, o valor pode ser integral caso a mesa receptora tenha deixado de funcionar por culpa dos faltosos.
A multa também é aplicada em dobro se o mesário for no 1º turno não justificar ausência no 2º. Se o mesário que não comparecer for servidor público, a pena inclui suspensão de até 15 dias.
Siga a Revista Formosa no Instagram. Nosso canal no WhatsApp e esteja sempre atualizado! Receba as últimas notícias da Revista Formosa no Google News.



