TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO: Obras físicas necessárias para garantir o caminho das águas dos dois eixos, o Leste e o Norte, estão concluídas; Milhões de nordestinos serão beneficiados
O São Francisco nasce na Serra da Canastra (MG), percorre 2.800 quilômetros e deságua em Penedo (AL). A transposição é a maior obra hídrica já realizada no país. Soma 477 quilômetros de extensão com 13 aquedutos, nove estações de bombeamento, 28 reservatórios, nove subestações de energia, 270 quilômetros de linhas de transmissão em alta tensão e quatro túneis.
O projeto deve beneficiar 12 milhões de pessoas em 390 municípios no Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, estados historicamente vulneráveis à seca.
A obra é dividida em dois eixos: o leste, que tem 217 km, deve levar água a 5,5 milhões de habitantes de 170 cidades de Pernambuco e da Paraíba; e o norte, com 260 km, deve garantir segurança hídrica a mais de 6,5 milhões de pessoas em 220 cidades paraibanas, pernambucanas, cearenses e potiguares.
Orçado em R$ 4,5 bilhões, passados anos a partir da instalação da pedra fundamental, o projeto viu aumentar os custos ambientais e de engenharia. Até hoje o governo federal já desembolsou R$ 10,8 bilhões, mais que dobro do previsto.
O presidente Jair Bolsonaro inaugurou (21) as obras do trecho final do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco. A inauguração aconteceu em São José de Piranhas, na Paraíba, durante evento da Jornada das Águas.
Com isso, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), as obras físicas necessárias para garantir o caminho das águas dos eixos Leste e Norte estão concluídas.
"Esta obra que está aqui começou lá atrás, com Dom Pedro, passou por vários governos, mas estava parada há muito tempo. Nós resolvemos. Juntei os ministros e falei, a nossa prioridade é concluir obras, até porque é mais barato, e essa obra concluída ela acaba gerando benefício e riqueza. Obra parada gera apenas prejuízo. Estamos aqui hoje inaugurando mais um trecho da transposição do São Francisco", disse o Presidente Jair Bolsonaro.
A obra que desloca parte das águas do "Velho Chico" sendo concluída devido a prioridade do governo Bolsonaro nesse projeto desde o início da sua gestão. Os Nordestinos agradecem!
Com informações Ministério do Desenvolvimento Regional Mais infográficos