Toffoli anula todos os atos da Lava Jato contra Alberto Youssef

16/07/2025

Decisão não anula o acordo de delação premiada 

Dias Toffoli Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF
Dias Toffoli Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

Por Revista Formosa

Nesta terça-feira (15), o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou todos os atos da Operação Lava Jato contra o doleiro Alberto Youssef, pivô do esquema que deu origem à investigação.

A decisão atinge medidas tomadas pela 13ª Vara Federal de Curitiba e pelo ex-juiz Sergio Moro. Apesar da anulação, o acordo de delação premiada firmado por Youssef segue válido.

Toffoli afirmou que houve conluio entre magistrado e acusadores, com base em mensagens da Operação Spoofing, que revelou troca de estratégias entre juiz e procuradores para condenar alvos da força-tarefa.

O ministro também citou como exemplo a escuta irregular instalada em 2014 em cela da PF no Paraná, que gravou 260 horas de conversas de presos da Lava Jato, entre eles Youssef, Paulo Roberto Costa e Nelma Kodama.

"Pela gravidade das situações postas nestes autos, confirmadas pelos diálogos obtidos por meio da Operação Spoofing (…), já seria possível concluir que o requerente foi vítima de diversas arbitrariedades", declarou Toffoli.

Segundo ele, os agentes da Lava Jato "desrespeitaram o devido processo legal, agiram com parcialidade e fora de sua esfera de competência". As informações são da Folha de S.Paulo.

Siga a Revista Formosa no Instagram. Nosso canal no WhatsApp e esteja sempre atualizado! Receba as últimas notícias da Revista Formosa no Google News.