Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia celebra 37 anos impulsionando o desenvolvimento regional
Com mais de 150 mil associados em três estados, cooperativa fortalece comunidades por meio do crédito, da educação e do cooperativismo

Por Revista Formosa
Este ano marca um momento especial para a Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia. A cooperativa completou, neste mês, 37 anos de história marcados por expansão, inovação e impacto positivo nas comunidades onde atua.
Presente em 29 municípios, nos estados de Mato Grosso do Sul, Tocantins e Bahia, a Cooperativa já conta com 46 agências e um escritório de negócios, atendendo a mais de 150 mil associados.
O crescimento da Cooperativa tem contribuído diretamente para o desenvolvimento econômico das regiões. Apenas no Oeste da Bahia e Sudeste do Tocantins, a carteira de crédito soma cerca de R$ 12 bilhões, recursos que fomentam negócios locais, fortalecem empreendedores e melhoram a qualidade de vida da população.
De acordo com Rodrigo Machado, gerente regional de Desenvolvimento do Sicredi, a trajetória é marcada por grandes conquistas:
"Tudo começou com seis agências, e após a Aliança Estratégica em 2015, que trouxe a Cooperativa para o Tocantins e Oeste da Bahia, intensificamos ainda mais nossa expansão. Destaco também os programas que hoje fazem parte da vida da comunidade, como o União Faz a Vida, inserido nas escolas, e o Donas do Negócio, que já apoiou mais de 2 mil mulheres empreendedoras."
O impacto da presença do Sicredi pode ser percebido em cidades como Campo Grande, Corumbá e Três Lagoas (MS); Palmas, Araguaína e Gurupi (TO), além de Luís Eduardo Magalhães e Barreiras (BA), onde o cooperativismo financeiro fortalece diferentes segmentos da sociedade.
Fomentando histórias
Em Taguatinga (TO), a agência Sicredi completa quatro anos em janeiro, e já reúne mais de 1.300 associados. Para o gerente local, Jelson Moreira, os resultados são visíveis:
"Nosso associado investe e fomenta o desenvolvimento dos negócios e da região através do cooperativismo. É um ciclo virtuoso que gera impacto direto na economia."
A força da Sicredi também se traduz em iniciativas sociais. O professor de música Hebert dos Santos, coordenador do projeto Batida Viva, conta que o apoio do Fundo Social da Cooperativa transformou realidades:
"Começamos com seis crianças no projeto e hoje temos em média 69 integrantes diretos, entre crianças, jovens e adolescentes. Nosso objetivo é transformar a trajetória dessas pessoas através da música e torná-los protagonistas de suas próprias histórias."
Para os associados, a presença do Sicredi significa parceria e proximidade. Como destaca a produtora rural Suzana Viccini, membro ativa da comunidade:
"O Sicredi sempre teve esse olhar muito alinhado com as famílias da nossa região e ele se faz presente no nosso dia a dia."
Aos 37 anos', a Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia celebra um passado de conquistas e reforça o compromisso de continuar investindo no futuro das comunidades onde está inserida.
Fonte: CACAU Comunicação
Siga a Revista Formosa no Instagram. Nosso canal no WhatsApp e esteja sempre atualizado! Receba as últimas notícias da Revista Formosa no Google News.