Sesab afirma que não há casos de intoxicação por metanol na Bahia, mas Saúde de Barreiras emite alerta preventivo

Por Revista Formosa
Situação na Bahia
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou, em nota, que até o momento não foram registrados casos de intoxicação por metanol no estado. Mesmo assim, como medida preventiva, a pasta já orientou unidades da rede pública e privada a estarem atentas a possíveis ocorrências clínicas compatíveis com o quadro, com notificação imediata em caso de suspeita.
De acordo com a Sesab, o monitoramento está sendo realizado em conjunto com o Ministério da Saúde e demais autoridades sanitárias nacionais, diante da confirmação de casos em outros estados.
O órgão afirmou ainda que o Governo da Bahia segue vigilante e preparado para adotar providências que se fizerem necessárias, garantindo transparência das informações e a proteção da saúde da população.
Panorama Nacional
O Ministério da Saúde informou que o Brasil soma 59 notificações de suspeita de intoxicação por metanol, sendo 11 casos confirmados – todos em São Paulo.
Até o momento, uma morte foi confirmada no estado e outras sete estão em investigação, incluindo ocorrências também em Pernambuco e no Distrito Federal, onde o rapper Hungria foi hospitalizado após suspeita de ingestão de bebida adulterada.
Além de São Paulo, que já interditou seis estabelecimentos por venda de bebidas com suspeita de adulteração, Pernambuco investiga cinco casos e duas mortes, enquanto o Distrito Federal tem um caso suspeito em análise.
O governo federal anunciou reforço na fiscalização de bares, distribuidoras e supermercados, além da abertura de inquérito pela Polícia Federal para apurar os casos.
Alerta em Barreiras
No oeste da Bahia, a Secretaria Municipal de Saúde de Barreiras também emitiu um alerta preventivo à população.
A orientação segue recomendação do Ministério da Saúde e reforça a importância de evitar o consumo de bebidas alcoólicas clandestinas ou de procedência duvidosa, já que o metanol é uma substância altamente tóxica e pode provocar graves danos à saúde, como cegueira, falência de órgãos e até a morte.
A pasta municipal orienta ainda que qualquer pessoa que apresente sintomas suspeitos após ingestão de bebidas deve procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima.
Íntegra da nota da Secretaria de Saúde de Barreiras
Alerta: Risco de Intoxicação por Metanol
"Diante do cenário Epidemiológico da Intoxicação por Metanol, a partir dos casos suspeitos notificados em São Paulo associados ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas (com casos de óbitos), o Ministério da Saúde emitiu em 30 de setembro de 2025 um alerta determinando notificação imediata de casos de intoxicação por metanol para os órgãos de Vigilância Epidemiológica e Sanitária.
Neste sentido, a Secretaria Municipal de Saúde, diante do potencial risco à saúde pública, ALERTA a população para evitar a ingestão de bebidas alcoólicas clandestinas ou adulteradas, muitas vezes comercializadas irregularmente. Em caso de suspeita de intoxicação por metanol, procurar a unidade de saúde mais próxima.
A sua saúde e a de sua família são prioridades!"


Siga a Revista Formosa no Instagram. Nosso canal no WhatsApp e esteja sempre atualizado! Receba as últimas notícias da Revista Formosa no Google News.

