Santo Amaro decreta situação de emergência diante das fortes chuvas

06/05/2025

Rio Subaé transbordou e 80 famílias estão desabrigadas na cidade após as fortes chuvas

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Por Revista Formosa

Situado em Santo Amaro, no Recôncavo da Bahia, o rio Subaé transbordou após as fortes chuvas da madrugada deste sábado (3). O município registrou 180 milímetros de chuva e 80 famílias desabrigadas. 

As informações foram confirmadas pela prefeitura do município. O número de desabrigados pode ser maior porque outras localidades afetadas não estão neste levantamento.

Diversos bairros foram afetados com pontos de alagamento. A água invadiu casas, estabelecimentos comerciais e unidades de saúde. "Estamos com Corpo de Bombeiros, equipes da Defesa Civil, Infraestrutura e Saúde (à disposição)", disse o prefeito Flaviano Bomfim (PP) nas redes sociais. 

Um comitê de crise foi montado na Escola Municipal Stella Mutti, no centro da cidade.

Inúmeras ruas da cidade estão alagadas e intransitáveis. A Rua das Viúvas é uma das mais prejudicadas pela chuva. "É uma rua que dá acesso ao Minha Casa, Minha Vida. Está tudo alagado aqui", disse o prefeito. 

O gestor afirmou que um estudo será feito para que uma intervenção seja feita assim que a água escoar.

O prefeito orientou que os moradores de locais de risco saiam de suas casas e procurem os lugares de apoio. "Precisamos ficar em alerta. Ainda vem muito chuva e à tarde ainda tem maré alta", finalizou. 

Santo Amaro decreta situação de emergência diante das fortes chuvas

A prefeitura da cidade de Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo baiano, decretou situação de emergência neste sábado (3). Devido às fortes chuvas, as águas do rio Subaé transbordaram durante ao longo da noite.

Será instalado um Quartel General (QG) de monitoramento na Escola Municipal Stella Mutti para que as equipes da força-tarefa poderão monitorar em tempo real a situação da áreas de emergência.

As regiôes mais afetadas foram os bairros do Bonfim, Ideal, Baixa da Égua, Trapiche de Baixo, Sacramento, Feira Livre, Pitanga, Ilha do Dendê, e o distrito de Acupe.

Siga a Revista Formosa no Instagram. Nosso canal no WhatsApp e esteja sempre atualizado! Receba as últimas notícias da Revista Formosa no Google News.