Reestruturação Policial no Oeste da Bahia: Buritirama Agora Integra à 86ª CIPM

Por Revista Formosa
A segurança pública no Oeste da Bahia passou por uma reestruturação recentemente. Em 05 de agosto de 2024, a responsabilidade pelo policiamento ostensivo dos municípios de Oliveira dos Brejinhos e Brotas de Macaúbas foi transferida para a 28ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), anteriormente sob a jurisdição da 29ª CIPM/Seabra e 4ª CIPM/Macaúbas.
Essa mudança é parte da reestruturação das Áreas Integradas de Segurança Pública (AISPs), conforme estabelecido pela Portaria n.º 151, de 14 de junho de 2024, emitida pelo Secretário de Segurança Pública.
Além dessas mudanças, a reestruturação também impactou a 28ª CIPM, que teve sua jurisdição alterada. O município de Buritirama, anteriormente sob a responsabilidade da 28ª CIPM, foi transferido para a área de cobertura da 86ª CIPM, com sede em Formosa do Rio Preto.
Com essa modificação, a 86ª CIPM passa a ser responsável pela segurança de cinco municípios: Formosa do Rio Preto, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia, Mansidão e agora Buritirama, que sozinho conta com quase 20 mil habitantes, contribuindo para um total de pouco mais de 108 mil residentes na área de cobertura.
A transição da responsabilidade por Buritirama apresenta novos desafios logísticos para a 86ª CIPM, dada a distância de 257 km entre Formosa do Rio Preto e Buritirama, via BR-135, com outra rota alternativa, não asfaltada, pela BA-225, que passa por Santa Rita de Cássia, totalizando 219 km.
Os ajustes nas AISPs visam alinhar as áreas de segurança com os Territórios de Identidade do Estado da Bahia, levando em conta aspectos socioeconômicos para melhorar a oferta de serviços públicos às comunidades.
FONTE: Ascom 28ª CIPM/RevistaFormosa
Siga a Revista Formosa no Instagram. Nosso canal no WhatsApp e esteja sempre atualizado! Receba as últimas notícias da Revista Formosa no Google News.



