Qual o custo médio para quem quer sair do aluguel e construir a casa própria hoje em dia?

04/04/2022

Por Revista Formosa

Sair do aluguel e ter a casa própria é o que move inúmeras pessoas a continuarem poupando para depois desfrutar de tudo que uma casa própria pode proporcionar. Nesse momento de tantos desafios, contudo, uma dúvida é recorrente: quanto custa construir uma casa? Essa é uma dúvida importante que interfere diretamente no orçamento familiar, uma vez que construir a sua própria casa tem a vantagem da personalização ao seu estilo de vida para deixá-la do jeito que sempre sonhou. Para isso, é fundamental calcular os custos nos mínimos detalhes e planejar todos os gastos com a construção para não acabar tendo frustrações antes de concluir a obra.

Mas antes de construir é necessário pensar em quais são as suas necessidades do dia a dia, como é o seu estilo de vida. O primeiro passo para adquirir a casa própria é a aquisição do terreno. A compra do terreno é um passo muito importante, pois é a escolha do local onde se pretende morar. Em seguida é preciso definir a quantidade de cômodos, as cores das paredes, os tipos de revestimentos e os modelos de janelas e portas, por exemplo.

Planejar os custos da construção é fundamental. O valor investido em materiais para a construção varia muito, pois depende de inúmeros fatores, como a qualidade do material, o padrão da casa e o tamanho dela. Na fundação é utilizado muito cimento, areia, brita, ferragens e madeira para fazer as caixarias. Por isso, é importante avaliar se é mais econômico comprar o cimento pronto de uma empresa ou comprar o cimento em sacas e prepará-lo em casa. Nesse cálculo, considere a mão-de-obra utilizada, pois leva-se muito mais tempo para preparar uma grande quantidade de cimento, mesmo utilizando uma betoneira, do que comprá-lo pronto.

A liberdade de escolha dos materiais e os acabamentos podem gerar economia, pois você adquire aqueles que têm um melhor custo-benefício. Além disso, quando se compra uma casa pronta, em seu valor já está incluído a sua valorização.

Vários fatores contribuem para que o valor final da construção diminua e seja mais baixo construir do que comprar uma casa pronta. Além do mais, construir a casa própria pode proporcionar uma economia de até 30% em comparação ao valor de compra de um imóvel pronto. Além disso, quando se compra uma casa pronta dificilmente ela vai ser do jeito que o proprietário necessita, porque ela foi construída para a necessidade de outras pessoas, que são diferentes.

Ao calcular com precisão o custo da obra, é necessário levar em consideração ainda que estes poderão sofrer reajustes ao longo do ano. De acordo com dados da FGV, O custo para construir no Brasil abre 2022 com alta de 0,64%. Variação do INCC em janeiro mostra altas mais acentuadas nos preços da mão de obra e dos materiais, equipamentos e serviços A variação corresponde a uma alta em ritmo maior do que a apurada em dezembro, quando o índice registrou taxa de 0,3%.

Sendo assim, o custo de obra por metro quadrado no Brasil, segundo o Índice Nacional da Construção Civil (INCC/Sinapi) apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em agosto de 2021, que era em média, R$ 1.463,11, passou para 1.533,96, em média, em fevereiro de 2022. Deste total, 922,86 correspondem ao custo de mão de obra. É muito importante fazer o cálculo do valor da construção por metro quadrado, pois só assim é possível ter uma base do valor final da obra.