PT e MDB de Geddel Vieira Lima fazem aliança na Bahia

01/04/2022

Por Revista Formosa

O PT da Bahia oficializou na quarta-feira 30 uma aliança com o MDB de Geddel Vieira Lima e seu irmão, Lúcio Vieira Lima, para a eleição ao governo do Estado.

Com a decisão, o partido de Geddel e o ex-presidente Lula (PT) devem estar juntos nos palanques do principal colégio eleitoral do Nordeste. Pelo acordo, o presidente da Câmara Municipal de Salvador, Geraldo Júnior (MDB), será indicado candidato a vice.

Geddel Vieira Lima, que está em liberdade condicional desde fevereiro na condenação por lavagem de dinheiro no caso do bunker com R$ 51 milhões em Salvador, foi cortejado nas últimas semanas tanto pelo governador Rui Costa (PT) quanto pelo ex-prefeito de Salvador ACM Neto.

Geddel foi ministro da Integração Nacional de Lula, cumpria pena por lavagem de dinheiro em 2017. Em julho do ano passado, ele conseguiu uma liminar para cumprir o restante da pena de 14 anos em casa, com tornozeleira eletrônica.

O ex-ministro não possui cargo de comando no MDB, mas segue como figura influente nas decisões do partido. Ele estava presente no anúncio da parceria na tarde desta quarta na sede do MDB da Bahia, mas ficou longe dos holofotes.

Abordado por jornalistas, Geddel afirmou que não estava participando do evento: "Eu sou curioso, vim aqui só para ver o movimento. Tenho uma reunião aqui em cima", disse.