Projeto Cores de Tarsila encanta Formosa do Rio Preto com arte e educação
O projeto destacou o potencial das crianças e adolescentes atendidos no Atendimento Educacional Especializado

Por Revista Formosa
Nesta quinta-feira, dia 30, a Praça da Cesta do Povo, em Formosa do Rio Preto, no oeste da Bahia, foi palco da culminância do Projeto Cores de Tarsila, desenvolvido por professores e alunos do Atendimento Educacional Especializado nas Salas de Recursos Multifuncionais.
Inspirado nas obras da pintora Tarsila do Amaral, o projeto encantou o público pela demonstração do potencial das crianças e adolescentes atendidos no AEE. O evento recebeu apoio da Prefeitura Municipal, da Secretaria de Educação e demais secretarias municipais.
O projeto foi idealizado pela Coordenadora de Educação Especial Edvânia de Medeiros Aires, juntamente com a Coordenadora da Educação Ambiental Ericka Paloma Viana Maia, e contou com o envolvimento de equipes diretivas, discentes, docentes, funcionários e equipe técnica da Secretaria da Educação.
Durante o evento, réplicas inspiradas em várias obras de Tarsila do Amaral foram apresentadas, criadas pelas mãos dos discentes do AEE. Um dos objetivos centrais do projeto foi motivar o reaproveitamento de materiais recicláveis, uma medida eficaz para proteger a biodiversidade e preservar os recursos naturais, contribuindo para a redução de desastres ambientais.
O projeto também buscou envolver os docentes, coordenadores pedagógicos e todos aqueles que estão imbuídos no processo educacional.
As apresentações foram acompanhadas pelo prefeito Neo Araújo, pelo Vereador Joílson do Sucuriú que representava a Câmara de Vereadores, pela secretária municipal de Educação, Marinélia Serpa, e demais autoridades locais.
A Revista Formosa conversou com Coordenadora de Educação Especial, Edvânia de Medeiros acerca do Projeto Cores de Tarsila. Confira!
Revista Formosa: Como surgiu a inspiração para o Projeto Cores de Tarsila?
Edvânia Medeiros: O Projeto Cores de Tarsila nasceu da admirável influência das obras da renomada artista Tarsila do Amaral.
Revista Formosa: Quem foi responsável pelo desenvolvimento do projeto Cores de Tarsila nas Salas de Recursos Multifuncionais?
Edvânia Medeiros: O projeto foi desenvolvido pelas dedicadas professoras e alunos do Atendimento Educacional Especializado nas Salas de Recursos Multifuncionais.
Revista Formosa: Como o trabalho realizado pelos docentes e discentes tem impactado no dia a dia?
Edvânia Medeiros: O trabalho realizado pelos docentes e discentes nos surpreende a cada dia, encantando-nos ao descobrir o potencial das crianças e adolescentes atendidos no AEE.
Revista Formosa: Qual é a importância do apoio recebido da Prefeitura Municipal e demais secretarias no desenvolvimento do projeto Cores de Tarsila?
Edvânia Medeiros: O apoio da Prefeitura Municipal, da Secretaria de Educação e demais secretarias Municipais faz toda a diferença e abrilhanta o nosso trabalho, proporcionando um ambiente propício para a inclusão e respeito às diferenças.
Revista Formosa: Além das instituições públicas, como os amigos e parceiros contribuem para o sucesso desse importante cenário de inclusão?
Edvânia Medeiros: Amigos e parceiros desempenham um papel significativo, apoiando-nos de maneira marcante nesse cenário tão importante de inclusão e respeito às diferenças, por isso avançamos juntos.
Revista Formosa: Como resumiria a experiência do projeto Cores de Tarsila em poucas palavras?
Edvânia Medeiros: Gratidão e muito amor são as palavras que definem nossa jornada com o Projeto Cores de Tarsila.





