Presidente Bolsonaro Recebe Brasileiros Que Estavam Na Ucrânia

11/03/2022

Por Revista Formosa

Após o embarque em Varsóvia, na Polônia, país vizinho à Ucrânia, o avião Embraer KC-390 Millennium de registro FAB-2855 pousou no Brasil nesta quinta-feira (10).

A aeronave já foi usada em outras missões especiais de ajuda humanitária, como no Líbano (2020) e no Haiti (2021).

O percurso levou mais de 12 horas e trouxe à bordo da aeronave um total de 68 pessoas, sendo 16 crianças.

Além dos brasileiros, o grupo é formado por 19 ucranianos, cinco argentinos e um colombiano.

Após cruzarem a fronteira da Ucrânia com a Polônia, as pessoas foram resgatadas por duas aeronaves da FAB: um KC-390 Millennium e um jato Embraer Legacy.

Os repatriados foram recebidos pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), pela primeira-dama, Michelle Bolsonaro, pelo Ministro da Defesa, Braga Netto, e pelo comandante da Aeronáutica, o Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Júnior.

O presidente Jair Bolsonaro cumprimentou cada recém-chegado da viagem e a primeira-dama também participou da recepção. Além de cumprimentar as famílias, a primeira-dama Michelle, pegou no colo cachorros que vieram no voo.

O presidente não discursou, mas pousou para fotos ao lado dos repatriados.

Momento do pouso em Recife

De acordo com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, se alguém testar positivo para a covid 19, será encaminhado para um hotel onde ficará em quarentena.

No voo de ida foram transportadas 11,6 toneladas de doação para a Ucrânia. Além de 20 mil itens médicos para assistência às vítimas.