Prefeito Manoel Afonso participa de mobilização em defesa dos Municípios em Brasília

19/10/2022

Por Revista Formosa

O prefeito de Formosa do Rio Preto, Manoel Afonso de Araújo acompanhado da Primeira-dama e Secretária Municipal de Assistência Social, Luciane Araújo, participou nesta terça-feira, (18), na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), da Mobilização Municipalista promovida pela entidade.

O evento que reuniu cerca de 500 prefeitos possuiu objetivo de manifestar junto aos parlamentares o apoio pela aprovação de matérias que impactam os cofres públicos municipais.

"Discutimos importantes questões que precisam ser aprovadas antes da renovação do parlamento. Dentre elas, a promulgação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 122/2015, que proíbe criação de encargos para os Entes sem a devida previsão orçamentária; O PL 4175/2021, que estabelece critérios de atualização do piso do magistério pelo INPC e a proposta sugerida pela CNM de ampliação em 1,5% do FPM para que consigamos pagar o piso da enfermagem, entre outras pautas. Os municípios não podem mais continuar sendo penalizados", destacou o prefeito.

Busca por Investimentos 

Nesta quarta, (19), e quinta, (20), o gestor protocolará no Senado e Câmara Federal alguns pedidos em busca de investimentos nas áreas de saúde, educação, obras e projetos sociais que incentivem a geração de emprego e renda em Formosa do Rio Preto.

CNM - Confederação Nacional de Municípios

 A Confederação Nacional de Municípios - CNM, é Entidade Civil, sem fins lucrativos e de utilidade pública, fundada em 8 de fevereiro de 1980, com sede em Brasília no SCRS 505, Bloco C Lote 01 - 3º andar - Asa Sul CEP 70350-530 - CNPJ n.º 00703157/0001-83. Possui uma história de 30 anos de serviços prestados ao municipalismo. Tem sua diretoria eleita e empossada nos termos estatutários, integrada por prefeitos e ex-prefeitos vinculados às entidades estaduais de municípios.

A gestão dá-se de forma colegiada, incluindo cargos de presidente, vice-presidentes, secretários, tesoureiros, conselheiros fiscais e representantes regionais. A CNM foi criada por desejo das associações e federações estaduais de municípios que desejavam a consolidação de uma entidade nacional forte que representasse todos os municípios brasileiros. 

A CNM, visando a solução dos problemas comuns aos municípios brasileiros tem por fim associar e integrar as federações e/ou associações estaduais, representando, judicial e extra judicialmente os municípios brasileiros e suas entidades representativas em nível estadual, pugnando pela valorização do municipalismo.

Informações Dircom FRP; Revista Formosa