Prefeito de Mansidão é preso por porte ilegal de arma em operação do MP que desmonta um esquema de contratações irregulares

30/08/2024
Por Revista Formosa


O Ministério Público da Bahia (MPBA), em conjunto com a Polícia Militar, deflagrou na manhã desta quinta-feira (29) uma operação que desmantelou um esquema criminoso de contratações públicas irregulares na Prefeitura de Mansidão, localizada no extremo oeste da Bahia. Durante a ação, o Prefeito Djalma Ramos um dos alvos foi preso em flagrante por posse ilegal de arma encontrada em sua residência. E após pagar fiança foi solto e responderá ao processo em liberdade.

A operação, conduzida pela Unidade de Assessoramento e Investigação da Procuradoria-Geral de Justiça (Unai) e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do MPBA, contou com o apoio da Companhia Independente de Polícia Especializada (Cipe Cerrado) e do Gaeco do Distrito Federal.

Foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão na sede da Prefeitura, em residências de agentes públicos como a casa do próprio Prefeito Djalma e sua irmã Meirivania Ramos de Sene que ocupa o cargo de Secretária Municipal de Ação Social, cada de Karla Geane Barreto Rocha Machado-Ex-Secretária de Educação e esposa do Ex-Prefeito Davi Frank Gomes Machado, onde a busca levou o celular, além escritórios de contabilidade nos municípios de Mansidão, Wanderley, Barreiras e até em Brasília (DF). Em Brasília, a ex-esposa do atual prefeito Sandra Rocha foi um dos alvos da operação.

Durante as buscas, foram apreendidos R$ 140 mil em espécie sem identificar a origem deste monante na casa do prefeito, além de celulares, documentos e talões de cheque. Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Tribunal de Justiça da Bahia, que também determinou o bloqueio de bens dos acusados, atendendo ao pedido do MPBA.

Segundo o Ministério Público, os investigados são suspeitos de praticar crimes contra a Administração Pública. Três deles já foram denunciados, mas os processos seguem sob sigilo enquanto as investigações prosseguem.

No início da tarde, a Assessoria do prefeito de Mansidão, Djalma Santos, emitiu uma nota oficial afirmando que a operação de busca e apreensão em sua residência faz parte de uma investigação sobre supostas irregularidades relacionadas à Lei de Licitações.

NOTA OFICIAL

O Prefeito Djalma Ramos vem a público esclarecer os recentes acontecimentos envolvendo uma operação de busca e apreensão em sua residência, parte de uma investigação sobre supostas irregularidades relacionadas à Lei de Licitações.

O Prefeito Djalma Ramos reafirma seu compromisso com a verdade e a transparência, tendo prestado todos os esclarecimentos necessários às autoridades competentes.

É importante destacar que o Prefeito Djalma Ramos possui uma trajetória marcada pela honestidade e pelo respeito ao patrimônio público. As denúncias feitas contra ele carecem de fundamento e surgem em um momento oportuno, no calor de um período eleitoral, onde a disseminação de inverdades pode confundir e manipular a opinião pública.

Pedimos à população de Mansidão que confie na integridade do nosso prefeito e aguardemos o desenrolar das investigações com tranquilidade e serenidade. Temos plena confiança de que a verdade prevalecerá e de que essas acusações infundadas serão devidamente esclarecidas.

Essa situação nos motiva ainda mais a continuar firme em nossa campanha, pois Mansidão merece a continuidade de um trabalho sério e comprometido com o bem-estar de todos.

Djalma Ramos

Prefeito de Mansidão – Bahia

Fonte: Bahia; Prefeitura de Mansidão 

Siga a Revista Formosa no Instagram. Nosso canal no WhatsApp e esteja sempre atualizado! Receba as últimas notícias da Revista Formosa no Google News.