Prefeito de Barreiras aciona a polícia após ser alvo de notícia falsa envolvendo operação da PF

Por Revista Formosa
O prefeito de Barreiras, oeste da Bahia, Otoniel Teixeira, acionou a Polícia Civil após a circulação de uma notícia falsa que o vinculava a uma operação da Polícia Federal.
De acordo com a assessoria jurídica do gestor, um boletim de ocorrência foi registrado na tarde de quinta-feira (23), na delegacia do bairro Aratu, para formalizar a denúncia.
A publicação inverídica mencionava o nome de Otoniel em uma ação conjunta da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU), que apura supostos desvios de recursos públicos federais repassados à Prefeitura de Poções, no sudoeste baiano.
Conforme informou a Polícia Civil, o caso está sob segredo de Justiça, razão pela qual os detalhes do boletim de ocorrência não foram divulgados.
Operação federal investiga desvios em Poções e outras cidades baianas
A operação, deflagrada na manhã de quinta-feira (23) pela PF e pela CGU, tem como alvo uma organização criminosa suspeita de desviar e lavar recursos federais entre 2021 e 2023.
Segundo informações divulgadas pelo portal G1, os agentes cumpriram 25 mandados de busca e apreensão nas cidades de Poções, Encruzilhada, Barreiras e Vitória da Conquista.
O prejuízo estimado aos cofres públicos ultrapassa R$ 12 milhões. Entre os investigados estão a prefeita de Poções, Dona Nilda (PCdoB), o prefeito de Encruzilhada, Dr. Pedrinho (PCdoB) e o ex-prefeito de Poções, Otto Wagner de Magalhães, que também já ocupou cargo de chefe de gabinete e foi preso por posse ilegal de arma.
As apurações apontam irregularidades em contratos de terceirização de mão de obra com verbas do Fundeb, SUS e Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS).
De acordo com a PF, o grupo teria utilizado empresas de fachada e familiares como intermediários financeiros, além de movimentações bancárias suspeitas para ocultar os desvios.
Os investigados poderão responder por organização criminosa, peculato, fraude em licitação, lavagem de dinheiro e violações trabalhistas.
Siga a Revista Formosa no Instagram. Nosso canal no WhatsApp e esteja sempre atualizado! Receba as últimas notícias da Revista Formosa no Google News.
