Ponte de São Marcelo, em Formosa do Rio Preto, avança para a conclusão da segunda etapa das obras

Por Revista Formosa
As obras seguem avançando na construção da ponte sobre o Rio Sapão, localizada na comunidade de São Marcelo, zona rural do município de Formosa do Rio Preto, oeste da Bahia.
A estrutura, situada a aproximadamente 40 km da sede, foi interditada no final de maio deste ano para o início dos trabalhos.
Considerada estratégica para o deslocamento entre diversas comunidades rurais, a ponte teve sua interdição acompanhada pela apresentação de rotas alternativas aos motoristas, incluindo acessos pela região do Estrondo, via Riachão do Ouro, e pela Coaceral.
Além disso, a Fazenda Estrondo permitiu o trânsito de todas as pessoas do Gerais, inclusive dos veículos que realizam serviços de emergência e urgência.
O tráfego pelo trajeto foi liberado diariamente das 6h às 18h e, no período noturno, das 18h às 6h, somente veículos de emergência e urgência, como SAMU e viaturas policiais, têm autorização para trafegar.
Após uma pausa técnica, os serviços foram retomados no mês de setembro. Em outubro, os esforços se concentraram na montagem das ferragens das cabeceiras e dos pilares localizados no leito do rio.
Essa etapa corresponde à mesoestrutura da construção, responsável por garantir a sustentação principal da ponte.
Com a conclusão das gaiolas de ferro, novembro marca o início das atividades de concretagem, etapa que representa o encerramento da segunda fase da obra. A previsão é que essa etapa seja finalizada até dezembro.
A terceira e última fase envolverá a instalação das vigas, a construção do "tapete" da ponte e a aplicação do concreto final, que dará forma à pista de rolamento.
Após concluída, a ponte garantirá mais segurança, durabilidade e melhores condições de mobilidade para os moradores da região.

Siga a Revista Formosa no Instagram. Nosso canal no WhatsApp e esteja sempre atualizado! Receba as últimas notícias da Revista Formosa no Google News.
