Polícia Militar da Bahia completa 199 anos de história

18/02/2024
Foto: Instagram/pmdabahia
Foto: Instagram/pmdabahia

Por Revista Formosa

Neste sábado (17), a Polícia Militar da Bahia completa 199 anos de existência. A corporação militar do estado, fundada em 17 de fevereiro de 1825, conta com uma história vasta, prestes a completar a marca bicentenária de atuação.

Atualmente, o comandante geral da PM-BA é o Coronel QOPM Paulo José Reis de Azevedo Coutinho, que assumiu diversas funções de destaque antes de chegar ao cargo máximo.

Coronel Paulo José Reis de Azevedo Coutinho. Foto/Polícia Militar da Bahia
Coronel Paulo José Reis de Azevedo Coutinho. Foto/Polícia Militar da Bahia

O primeiro nome dado à Polícia Militar da Bahia foi "Corpo de Polícia da Bahia". A nomeação foi utilizada quando a instituição foi criada, de forma provisória, por meio da Ordem do Dia de 01 de janeiro de 1825.

Em 17 de fevereiro de 1825, o Imperador D. Pedro I publicou um decreto que tornou definitivo o "Corpo de Polícia da Bahia", estabelecendo a estrutura organizacional e consolidando a instituição como parte permanente da segurança pública na província.

Essa instituição, com o tempo, evoluiu para o que hoje conhecemos como a Polícia Militar do Estado da Bahia (PMBA).

O "Corpo de Polícia da Bahia" foi estabelecido como uma resposta às necessidades de segurança pública na Província da Bahia, em um contexto em que a independência do Brasil estava sendo consolidada.

Atualmente, a PM do estado baiano atua nos principais eventos da Bahia, com um corpo geral de mais de 31 mil policiais espalhados pelo estado. 

Receba as últimas notícias da Revista Formosa no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI! . Siga a Revista Formosa no Google News.