Pinturas rupestres de 2 mil anos são encontradas no Jalapão

15/04/2024

Pesquisadores identificaram 16 sítios arqueológicos na região no Jalapão

Foto: Divulgação/Iphan
Foto: Divulgação/Iphan

Por Revista Formosa

Painéis com arte rupestre pré-colonial feita por grupos humanos há, provavelmente, dois mil anos foram identificados na região do Jalapão no último mês. Segundo a equipe de arqueologia do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) do estado, são mais de dezesseis sítios arqueológicos.

O arqueólogo Rômulo Macedo, que esteve à frente das missões que foram realizadas entre 2022 e 2023 para investigar a existência de novos sítios na região, explica os símbolos mais retratados nas pinturas rupestres.

"Entre os símbolos gravados e pintados nas rochas destacam-se pegadas humanas, pegadas de animais como veados e porcos do mato, e figuras que lembram corpos celestes", comenta.

As descobertas recentes ampliam o patrimônio arqueológico do Tocantins. O estado possui grande potencial para pesquisa arqueológica, tendo inúmeros sítios cadastrados pelo Iphan. Os sítios descobertos agora integram um complexo arqueológico localizado no Jalapão.

Segundo a equipe arqueológica, as ocupações humanas nessas áreas recuam até 12.000 anos atrás e formaram sítios arqueológicos durante o período pré-colonial, até o contato com os colonizadores europeus.

Também podem ser encontradas estruturas relacionadas à arqueologia do período histórico, significativas da ocupação dessa área de contato da Floresta Amazônica com aquelas do Brasil Central, o bioma Cerrado.

Jalapão (Imagem: iStock.com)
Jalapão (Imagem: iStock.com)

Fonte: G1

Receba as últimas notícias da Revista Formosa no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI! . Siga a Revista Formosa no Google News.