‘PEC do voto impresso pode ser aprovada na Câmara antes do recesso’, afirma relator

15/06/2021
Deputado Federal Filipe Barros (PSL-PR)
Deputado Federal Filipe Barros (PSL-PR)

O deputado federal Filipe Barros (PSL-PR) afirmou na última quarta-feira (9) que a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do voto impresso pode ser aprovada na Câmara dos Deputados antes do recesso parlamentar de julho. Barros é o relator da comissão especial que analisa o tema.

A afirmação foi feita em entrevista à Revista Oeste. O parlamentar disse que espera apresentar seu relatório até o fim de junho para ser votado na comissão e assim estar pronto para ir a plenário. Se aprovado, o texto ainda será analisado pelo Senado.

Segundo levantamento do Estadão, a PEC do voto impresso tem apoio de 21 dos 32 deputados que compõem a comissão especial criada para analisar o tema na Câmara.

Do restante do grupo, sete estão indecisos e apenas quatro são contrários, sendo três filiados ao PT e um à Rede, partidos que são contrários à proposta.

Entretanto, o analista legislativo Daniel Lemos chamou atenção para as dificuldades que a matéria pode enfrentar no Senado Federal.

"A informação que trago em primeira mão é que tem um forte trabalho para tentar engavetar a PEC no Senado. Conversamos com algumas pessoas e soubemos que, de maneira interna dentro do Senado, há um forte trabalho para embarreirar essa votação", alertou.

Daniel Lemos também lembrou que qualquer implementação de novas regras eleitorais precisa ser feita até o dia 2 de outubro.

"Neste caso, a PEC tem que ser aprovada em dois turnos, assim como destaques que possam ser sugeridos pelos congressistas", lembrou.

Fonte: Terça Livre