Operação Faroeste: Desembargador cita supostas ligações de Toffoli com governador da Bahia

23/06/2021
Governador da Bahia, Rui Costa
Governador da Bahia, Rui Costa

Rui Costa é mencionado por duas vezes pela subprocuradora-geral da República, Lindôra Araújo. Segundo consta no documento, o desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Gesivaldo Britto teria sido gravado em uma conversa com a também desembargadora e presidente do Tribunal de Justiça, Maria do Socorro, onde pede que ela pressione o governador Rui Costa (PT) para que ele interceda junto ao Ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, sobre a segregação dos demais presos no âmbito da Faroeste. A tentativa de estabelecer uma ponte entre todos os poderes teria sido, segundo o documento da PGR, uma das prioridades do falso cônsul Adailton Maturino, líder da organização criminosa que atuava junto ao TJ-BA.

"Não se pode olvidar, nesse momento, que a ORCRIM de Adailton Maturino buscou cooptar autoridade de todos os poderes, tendo a Polícia Federal degravado mensagem de áudio de Gesivaldo Britto para a desembargadora Maria do Socorro; abordando planejamento estratégico em que ela, supostamente, deveria pressionar o governador Rui Costa para que ele intercedesse junto ao e. Ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, a justificar, assim, A segregação daqueles que estão presos, no bojo da Operação Faroeste", contextualiza Lindôra.

Em seguida, o trecho da conversa entre Gesivaldo e Maria do Socorro é divulgado, onde o desembargador cita supostas ligações de Toffoli para o governador.

"O pessoal tá comentando que Toffoli tá ligando pra Rui, tem alguma coisa de errado porque o Toffoli não nem recebendo. Pinheiro, O general, que é todo mundo que ele recebe, o General há tinha me comentado, direto, sempre tinha me comentado, que ele não quer saber de papo com...éééé... com esse Pinheiro, nem que com aquele ex-deputado Osmar Serraglio, que também vai lá pra receber e ele não recebe... aí tão falando que Toffoli mandou mensagem pra Rui? Tem alguma coisa de errado, eu se fosse senhor, a Doutora Socorro hoje está com a cabeça tranquila por causa desse negócio aí que aconteceu, graças a Deus, eu fosse... pegava a Doutora Socorro ia pra cima de Rui, eu acho que o senhor tinha que ir pra cima de Rui com a Doutora Socorro pra pra matar esse problema", teria dito Gesivaldo.

Lindôra contextualiza que parte do áudio captado seria uma sugestão de Britto para que a desembargadora Maria do Socorro pressione Rui sobre a posição do ministro Dias Toffoli acerca das denúncias envolvendo o TJ em litígios de terra e outros processos.

Leia a íntegra do documento no link abaixo: 


Com Informações Política ao Vivo