“Oncinha do Amazonas”: menina indígena de 6 anos viraliza ao ensinar tradição alimentar nas redes

Por Revista Formosa
Conhecida nas redes sociais como "Oncinha do Amazonas", Yandra Mawé, de apenas 6 anos, tem conquistado milhares de seguidores ao compartilhar, de forma leve e educativa, aspectos da cultura indígena brasileira.
Integrante dos povos Sateré-Mawé e Ticuna, a menina voltou a viralizar recentemente após publicar um vídeo ensinando como consumir a formiga tanajura — prática tradicional em diversas comunidades do Norte e Nordeste do país.
Na gravação, Yandra explica que a parte consumida do inseto é o abdômen, enquanto a cabeça deve ser retirada para evitar picadas.
Com naturalidade e entusiasmo, ela detalha o preparo e conta que a tanajura pode ser ingerida crua ou frita.
O consumo da formiga faz parte da alimentação tradicional de diferentes povos originários e também é apreciado em outras regiões do Brasil.
Apesar da pouca idade, Yandra já exerce um papel de destaque na valorização da cultura e da educação indígena.
Ela é embaixadora do Programa Nacional de Educação Escolar Indígena nos Territórios Etnoeducacionais (PNEEI-TEE), iniciativa que incentiva o ensino bilíngue, multilíngue e intercultural para os povos originários.
A "Oncinha do Amazonas" também participa de mobilizações e agendas institucionais.
A menina esteve presente na Marcha das Mulheres Indígenas e participou de evento no plenário da Câmara dos Deputados ao lado da ministra Sônia Guajajara, do Ministério dos Povos Indígenas, além da primeira-dama Janja da Silva.
Nas redes sociais, Yandra compartilha o cotidiano, tradições e pautas relacionadas à defesa dos povos indígenas.
Com carisma e autenticidade, a pequena influenciadora tem ampliado a visibilidade de sua cultura e reforçado a importância da preservação das identidades e saberes ancestrais.
@revista.formosa Ela segura a formiga na mão e explica com naturalidade. Tem 6 anos. Yandra Mawé ensina como preparar tanajura — alimento tradicional em várias comunidades indígenas do Norte e Nordeste. Conhecida como “Oncinha do Amazonas”, Yandra usa as redes para mostrar rituais, comidas e costumes do seu povo. O que para muitos parece “exótico”, para ela é cotidiano. Uma criança indígena usando a internet não para imitar o mundo — mas para mostrar o seu. Matéria Completa: https://www.revistaformosa.com/l/oncinha-do-amazonas-menina-indigena-de-6-anos-viraliza-ao-ensinar-tradicao-alimentar-nas-redes/ #notícias #revistaformosa
♬ som original - Revista Formosa
Siga a Revista Formosa no Instagram. Nosso canal no WhatsApp e esteja sempre atualizado! Receba as últimas notícias da Revista Formosa no Google News.
