Onça-Parda morre atropelada na Zona Rural de Formosa do Rio Preto
Veja vídeo

Por Revista Formosa
Imagens recebidas pela redação da Revista Formosa mostram uma onça-parda (Puma concolor), também conhecida como sussuarana, morta após ser atropelada por uma carreta.
O incidente ocorreu nesta quinta-feira, 8 de maio, nas proximidades da Fazenda Formosa, a cerca de 40 quilômetros da sede do município, na direção da comunidade de Coaceral, região oeste da Bahia.
De acordo com informações preliminares, o animal pesava aproximadamente 20 kg e foi encontrado às margens da estrada, já sem vida.
A sussuarana é um dos felinos das Américas e desempenha um papel essencial no equilíbrio ecológico, atuando como predador de topo.
Embora não esteja oficialmente ameaçada de extinção em nível nacional, sua população vem enfrentando declínio devido à perda de habitat, caça ilegal e atropelamentos — este último, um problema crescente em áreas rurais e de expansão agrícola como o oeste baiano.
Nos últimos meses, têm aumentado os registros de aparições e ataques de onças nas proximidades da zona urbana de Formosa do Rio Preto.
Um caso recente foi relatado na região do Cobico, a apenas 6 km do centro da cidade, onde moradores relataram a presença do felino e indicaram sinais de ataque a animais domésticos e de criação.
A equipe da Revista Formosa está em contato com autoridades ambientais e testemunhas para confirmar a dinâmica do atropelamento e obter mais informações sobre o estado do animal e possíveis ações de mitigação. A matéria será atualizada assim que houver novos dados.
Siga a Revista Formosa no Instagram. Nosso canal no WhatsApp e esteja sempre atualizado! Receba as últimas notícias da Revista Formosa no Google News.




