Novo PAC do Governo Federal vai investir mais de 119,4 bilhões na Bahia

14/08/2023
Trecho da BR-242, entre Barreiras e Luís Eduardo Magalhães | Foto: DNIT/Minfra
Trecho da BR-242, entre Barreiras e Luís Eduardo Magalhães | Foto: DNIT/Minfra

Por Revista Formosa

O novo Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) do Governo Federal, foi lançado oficialmente nesta sexta-feira (11/08), no Rio de Janeiro. A partir da autorização do presidente Lula a proposta busca investir cerca de 119,4 bilhões de reais distribuídos em obras diversas no território baiano.

O governador da Bahia Jerônimo Rodrigues e sua comitiva, se fez presente no evento de forma a demonstrar empenho, e a total disposição do Governo do Estado da Bahia em viabilizar a concretização de todos os compromissos firmados junto ao Governo Federal em prol da sociedade.

Com base na proposta apresentada, a duplicação da BR-242 que liga Barreiras a Luís Eduardo Magalhães; a conclusão da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL); e a reforma e ampliação do Aeroporto de Barreiras são os principais destaques do Oeste da Bahia.

A partir de setembro, o Governo Federal vai lançar editais que somam R$ 136 bilhões, para a seleção de outros projetos prioritários de estados e municípios, nas áreas de urbanização, abastecimento de água, esgotamento sanitário, mobilidade, prevenção de desastres naturais, saúde (UBSs, policlínicas e maternidades), educação (creches, escolas e ônibus escolares), cultura e esporte.

"Hoje, começa o meu governo. Até agora, o que nós fizemos foi reparar aquilo que tinha desandado. Nesse período, já recuperamos 42 políticas de inclusão social. E o PAC é o começo do nosso terceiro mandato, porque, a partir do programa, os ministros vão começar a ter que cumprir o que foi aprovado aqui, e trabalhar muito para que a gente possa executar essas ações", disse o governador Jerônimo.