Nova Subestação de Energia Promete Impulsionar o Desenvolvimento de Formosa do Rio Preto

29/06/2024

Obra será iniciada em 2025, com previsão de conclusão para 2027 

Imagem/RevistaFormosa
Imagem/RevistaFormosa

Por Revista Formosa

Em um vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito de Formosa do Rio Preto, no oeste da Bahia, Neo Araújo, comemorou a notícia da construção de uma subestação de energia para o município. O anúncio veio do Deputado Federal e Secretário de Infraestrutura do estado da Bahia, Sérgio Brito, que destacou a relevância do projeto para o desenvolvimento econômico da região durante a abertura da AgroFormosa na quinta-feira, 27.

"A gente não pode deixar de falar da subestação de Formosa do Rio Preto, problema seríssimo que até hoje impede grandes investimentos aqui de indústria por falta de energia", afirmou o prefeito Neo Araújo. Ele ressaltou a importância da obra e pediu ao deputado Sérgio Brito que detalhasse o projeto.

Sérgio Brito, por sua vez, expressou sua satisfação em participar do anúncio e trouxe uma mensagem do governador Jerônimo Rodrigues. "Nós, o governo do estado, estamos fazendo um investimento juntamente com o governo federal de 2,2 bilhões de reais para a expansão da nossa energia aqui no oeste da Bahia e, principalmente, na subestação de Formosa do Rio Preto", disse Brito. Ele informou que a obra será iniciada em 2025, com conclusão prevista para 2027, e destacou o impacto positivo na atração de grandes empresas e indústrias para a região.

Detalhes do Projeto

Em março deste ano, um leilão de transmissão incorporou importantes obras para a região de Formosa do Rio Preto. O projeto inclui a construção de um circuito de 230 kW, com uma subestação de 230/138 kW em Formosa do Rio Preto e mais dois circuitos de transmissão: um interligando Gilbués a Formosa e outro interligando Dianópolis a Formosa do Rio Preto, conectando-se à rede básica do Operador Nacional do Sistema.

Além disso, o plano de execução da NeoEnergia Coelba prevê novos circuitos de distribuição em linhas de 138 kW. A região oeste da Bahia receberá investimentos de 2,2 bilhões de reais, com a construção de 10 novas subestações, 15 ampliações de subestações existentes e a extensão de 1.610 quilômetros de rede de alta e média tensão.

Para Formosa do Rio Preto, os principais pontos de interesse incluem a nova subestação de Garganta, com 138 kW e 26,6 MVA, interligada a Dianópolis, e uma nova subestação em São Marcelo, zona rural de Formosa, com 138 kW e 26,6 MVA, conectada por uma linha de transmissão de 138 kW. A previsão é que essas obras comecem em 2025, com conclusão até 2027. Além também da Ampliação da subestação do rio do Ouro que deve ser concluída em 2026.

A conclusão desses projetos garantirá energia suficiente para atender às demandas de novos investimentos empresariais e industriais em Formosa do Rio Preto e região. "Essa é uma grande notícia e um compromisso do governador Jerônimo Rodrigues com a população de Formosa e todo o oeste da Bahia", concluiu Sérgio Brito.

Assista Abertura da AgroFormosa 2024, quinta-feira, dia 27

Siga a Revista Formosa no Instagram. Nosso canal no WhatsApp e esteja sempre atualizado! Receba as últimas notícias da Revista Formosa no Google News.