No Brasil, as pessoas realmente não lêem o que um autor escreve mas aquilo que elas imaginam que ele quis dizer 

15/09/2021
Assessor de Bolsonaro
Assessor de Bolsonaro

O que descrevi no texto anterior é uma tendência mundial, sobre a qual eu falo e escrevo há mais de dez anos e contra a qual um país periférico como o Brasil pode fazer muito pouco ou nada na atual conjuntura.

Como dito de forma muito clara no próprio texto, a situação é extremamente negativa mesmo em países mais coesos, com maior autonomia e com uma base política mais sólida, como a Polônia e a Hungria, e esperar milagres vindos da política em vez de se voltar para Deus só conduzirá aqueles que assim procedem à frustração e ao desespero, além de levar a injustiças sem fim contra quem está no fronte de batalha dando o seu máximo, mesmo com todas as suas limitações e dificuldades.

Se não nos fortalecermos como pessoas nem trabalharmos para construir comunidades fortes e saudáveis que nos sirvam de suporte, nenhum governo fará milagres - nem mesmo o melhor deles.

Não se freia algo desse tamanho apenas com ações governamentais, muito menos com as soluções mágicas que alguns desejam e esperam.

Ao cristão, o que descrevi no texto anterior não é motivo de desespero, mas confirmação da nossa fé e motivo para renovarmos nossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, que venceu o inferno e a morte e a quem foi dado todo o poder no céu e na terra.

Felipe G. Martins