Mulheres que se relacionam com homens sem estabilidade financeira tendem a envelhecer 12 vezes mais rápido

04/05/2025

Pesquisa contou com participação de 1.200 mulheres de 21 e 34 anos. Confira índices 

Divulgação / Freepik
Divulgação / Freepik

Por Revista Formosa

Mulheres que se relacionam com homens sem estabilidade financeira tendem a envelhecer 12 vezes mais rápido, conforme aponta estudo realizado pela plataforma MeuPatrocínio. 

A pesquisa contou com a participação de 1.200 mulheres de 21 e 34 anos e comparou parceiros financeiramente estáveis e os que recebem até um salário mínimo.

Os índices impressionaram: 93% das mulheres que namoram homens considerados pobres se sentem mais estressadas e possuem mais dificuldades em ter cuidados consigo mesmas. 

Por outro lado, 89,5% das mulheres com parceiros que recebem consideravelmente bem foram avaliadas com níveis de estresse baixos. 

"Apesar dos reajustes no salário mínimo, inclusive em 2025, ele ainda está muito distante de garantir a estabilidade necessária para uma vida confortável. Quando a mulher não tem um parceiro capaz de proporcionar esse conforto, ela começa a enfrentar uma série de problemas que afetam tanto a saúde mental quanto física. Por isso, o conceito de hipergamia, ou seja, o desejo de estar ao lado de um homem bem-sucedido, tem ganhado cada vez mais força. Essas mulheres buscam parceiros maduros, que ofereçam estabilidade e evitem dores de cabeça", descreveu o especialista em relacionamentos da plataforma, Caio Bittencourt, conforme informações de o jornal O Tempo.

De acordo com a reportagem, uma pesquisa acadêmica divulgada pela revista científica PLOS ONE aponta que entraves financeiros podem impulsionar problemas de saúde mental, como depressão, ansiedade e envelhecimento precoce. 

O portal HealthyWomen já associa a falta de estabilidade a doenças autoimunes, distúrbios na tireoide, ganho de peso, insônia e dores de cabeça frequentes.

"Não dá para pensar só em amor ao escolher um parceiro. No começo tudo parece lindo, mas com o tempo a falta de condições financeiras pode se tornar um peso. Amor sozinho não paga as contas nem oferece qualidade de vida", pontuou Bittencourt, na reportagem.

Siga a Revista Formosa no Instagram. Nosso canal no WhatsApp e esteja sempre atualizado! Receba as últimas notícias da Revista Formosa no Google News.