MPBA e APAE alinham ações para fortalecer a inclusão em Formosa do Rio Preto

Por Revista Formosa
O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) realizou, nesta quarta-feira (04), uma reunião na sede da APAE de Formosa do Rio Preto, no oeste baiano, com o objetivo de construir estratégias de apoio à instituição e ampliar a promoção dos direitos das pessoas com deficiência no município.
O encontro reuniu o promotor de Justiça Daniel Auto de Albuquerque, cuja área de atuação possui atribuição plena, integrantes da diretoria da APAE, colaboradores e apoiadores da entidade.
A pauta central foi identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos atendidos pela instituição e buscar caminhos, por meio de parcerias, para fortalecer o atendimento oferecido.
Durante a reunião, o promotor colocou o MPBA à disposição para colaborar com ações conjuntas que contribuam com a garantia de direitos, a educação inclusiva, a inserção no mercado de trabalho e a capacitação de pessoas com deficiência.
Na oportunidade, o Ministério Público também apresentou e esclareceu sobre o funcionamento dos Fundos de Direitos Difusos do MPBA, orientando a diretoria da APAE sobre a possibilidade de elaboração de projetos para participação em editais de seleção, como forma de viabilizar recursos para melhorias estruturais na instituição.
Entre as ideias discutidas está o projeto de construção de uma quadra na sede da entidade, além de outras propostas voltadas à melhoria da estrutura física da APAE.
Ainda durante a reunião, foi mencionada, de forma preliminar, a possibilidade de futura destinação de recursos oriundos de acordos de não persecução penal, caso haja viabilidade legal, reforçando que todas as tratativas ocorreram no campo das ideias, sem definição de ações concretas até o momento.

Representando a nova diretoria da APAE de Formosa, estiveram presentes a diretora financeira, Carla Siqueira da Silva, os apoiadores da instituição, Maria José, e os interventores Welligton Batista e Jailton Nogueira.
Entre as iniciativas discutidas estão a realização de campanhas educativas, visitas técnicas e articulações com o poder público para fomentar políticas públicas mais efetivas voltadas à inclusão.
Outros pontos também foram debatidos com foco no fortalecimento da parceria entre o MPBA e a APAE, visando ampliar o suporte à instituição e melhorar a qualidade de vida dos assistidos.
Siga a Revista Formosa no Instagram. Nosso canal no WhatsApp e esteja sempre atualizado! Receba as últimas notícias da Revista Formosa no Google News.
