Milei afirma que eleição no Brasil foi fraudada com financiamento da USAID

23/02/2025
Javier Milei (foto) discursou no CPAC
Javier Milei (foto) discursou no CPAC

Por Revista Formosa

O presidente da Argentina, Javier Milei, declarou neste sábado (22) que ONGs americanas teriam financiado "fraudes eleitorais no Brasil". A afirmação foi feita durante seu discurso na Cpac, maior conferência conservadora do mundo.

Milei mencionou especificamente a Usaid, agência do governo dos Estados Unidos, acusando-a de influenciar os meios de comunicação e entidades através de ONGs. Segundo ele, a entidade teria sido utilizada para desviar recursos dos impostos americanos e subsidiar pensamentos esquerdistas radicais ao redor do mundo.

"As múltiplas ONGs, que vivem dos nossos impostos, dos subsídios à cultura para produzir propaganda e aqui nos Estados Unidos, o escândalo da Usaid, que destinava milhões de dólares dos pagadores de impostos para financiar revistas e canais de televisão, fraudes eleitorais como no Brasil ou governos com aspirações discriminatórias como o da África do Sul", afirmou Milei.

O presidente argentino também criticou a destinação de recursos para pautas como questões climáticas e de gênero. "Entre tantas outras aberrações, incluindo a agenda de paranoia climática, os excessos da ideologia de gênero e a pesquisa que resultou na criação do vírus da Covid-19", disse, sendo bastante aplaudido pelo público presente.

USAID

Nas últimas semanas, o ex-presidente americano Donald Trump determinou o corte de verbas da USAID e colocou seus funcionários em licença devido a uma rigorosa auditoria liderada por Elon Musk, que afirmou ter encontrado bilhões de dólares desviados. 

Musk classificou a USAID como um "ninho de víboras da esquerda radical", enquanto Trump justificou as medidas como parte de um esforço para reduzir gastos federais e combater o desperdício de recursos públicos. Desde o início de seu segundo mandato, ele tem adotado ações para restringir o uso de impostos americanos por essa e outras agências, sinalizando até mesmo a intenção de fechar a USAID.

A agência foi criada em 1961, durante o governo de John F. Kennedy, e tem como objetivo oferecer auxílio financeiro a nações estrangeiras, com investimentos em programas de saúde e apoio em situações de catástrofes. Durante a Guerra Fria, também foi utilizada como uma estratégia de "soft power" para fortalecer a imagem dos Estados Unidos no exterior.

USAID no Brasil

O caso envolvendo a Usaid e sua atuação no Brasil veio à tona após uma conversa gravada em vídeo entre Steve Bannon, ex-conselheiro de Trump, e Mike Benz, ex-funcionário do Departamento de Estado e diretor de uma ONG contra a censura.

No vídeo, Benz afirmou que a agência investiu "dezenas de milhares de dólares" em projetos voltados à aprovação de leis contra a desinformação no Congresso brasileiro.

Bannon também alegou que a Usaid financiou advogados que atuaram junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para reprimir tuítes e mensagens do então presidente Jair Bolsonaro em aplicativos como o WhatsApp.

CPAC A Cpac é um dos maiores encontros de lideranças conservadoras do mundo. Anualmente, é realizada nos Estados Unidos. Essa foi a 1ª edição desde a volta do republicano Donald Trump à Casa Branca.

Siga a Revista Formosa no Instagram. Nosso canal no WhatsApp e esteja sempre atualizado! Receba as últimas notícias da Revista Formosa no Google News.