Menino é picado por cobra venenosa na zona rural de Formosa do Rio Preto e pais elogiam atendimento do sistema de saúde

13/01/2026
Gabriel Pereira
Gabriel Pereira

Por Revista Formosa

No mês de janeiro, o garoto Gabriel Pereira da Silva passava férias na Fazenda Pintada, localizada na região dos Gerais do Rio Preto, zona rural de Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia, acompanhado dos pais Vilmar França e Viviane Rosa.

Na manhã do último sábado, 10 de janeiro, Gabriel e o pai saíram para pescar às margens do rio da localidade. 

Durante a atividade, o menino foi picado por uma cobra venenosa, conhecida popularmente na região como "maia rabo de osso", espécie comum em áreas de mata e beira de rio.

Após o ocorrido, familiares agiram rapidamente. A avó de Gabriel, Maria de Lurdes, administrou óleo de buriti, utilizado tradicionalmente na região como medida popular de primeiros socorros. 

Em seguida, com o apoio de um cunhado de Mariano França, o menino recebeu soro contra veneno, e foi encaminhado com urgência ao Hospital Altino Lemos Santiago, em Formosa do Rio Preto.

maia rabo de osso
maia rabo de osso

Posteriormente, Gabriel também foi atendido na UPA de Barreiras, onde deu continuidade ao tratamento. 

Durante todo o processo de socorro, deslocamento e atendimento nas unidades de saúde, os pais do garoto destacaram a agilidade, organização e qualidade do serviço prestado.

Segundo Vilmar e Viviane, chamou atenção o suporte oferecido desde a disponibilização de veículo de saúde na localidade de São Marcelo, passando pela atenção dos profissionais, até a oferta de refeições aos acompanhantes tanto no hospital de Formosa do Rio Preto quanto na UPA de Barreiras. 

Em vídeo divulgado, os pais relataram que, em cidades maiores como Brasília, esse tipo de assistência ao acompanhante não é comum.

De acordo com informações apuradas pela Redação da Revista Formosa, Gabriel não apresentou complicações clínicas e teve uma recuperação rápida. 

Em menos de 24 horas após o atendimento, o menino já estava novamente pescando, demonstrando plena recuperação.

Vilmar e o seu filho Gabriel
Vilmar e o seu filho Gabriel

Durante o acompanhamento do caso, Mariano França agradeceu publicamente ao senhor Miro, aos socorristas do SAMU, aos profissionais da saúde de Formosa do Rio Preto e às equipes da UPA de Barreiras, ressaltando o comprometimento e a eficiência dos serviços prestados.

@revista.formosa

Menino é picado por cobra venenosa na zona rural de Formosa do Rio Preto Durante as férias na Fazenda Pintada, na região dos Gerais do Rio Preto, zona rural de Formosa do Rio Preto (BA), o garoto Gabriel Pereira da Silva foi picado por uma cobra venenosa enquanto pescava com o pai, na manhã do último sábado (10). Após o incidente, familiares agiram rapidamente e o menino foi encaminhado ao Hospital Altino Lemos Santiago. Em seguida, recebeu atendimento complementar na UPA de Barreiras. Os pais, Vilmar França e Viviane Rosa, destacaram a agilidade, a estrutura e a atenção das equipes de saúde, desde o transporte até o atendimento médico, além do suporte oferecido aos acompanhantes nas unidades de saúde. Segundo informações da Revista Formosa, Gabriel não apresentou complicações e teve recuperação rápida. Em menos de 24 horas, o garoto já estava bem e retomando suas atividades. Matéria Completa: https://www.revistaformosa.com/l/menino-e-picado-por-cobra-venenosa-na-zona-rural-de-formosa/

♬ som original - Revista Formosa

Siga a Revista Formosa no Instagram. Nosso canal no WhatsApp e esteja sempre atualizado! Receba as últimas notícias da Revista Formosa no Google News.

Painel Cinematográfico de GIFs