Memórias de um Riopretense: Dr. José Paes Landim relembra a infância e momentos históricos de Formosa do Rio Preto

17/07/2025

Confira o vídeo! 

Dr. José Paes Landim. Imagem/Acervo Pessoal
Dr. José Paes Landim. Imagem/Acervo Pessoal

Por Revista Formosa

Natural de Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia, o cronista aposentado do Banco Central e escritor Dr. José Paes Landim, filho do saudoso Oscar Paes Landim, compartilhou relato sobre sua infância e juventude vividas na antiga vila que viria a se tornar município.

Com o olhar de quem viveu tempos marcantes, ele relembra com carinho os dias felizes de convivência fraterna e os prazerosos encontros entre famílias, os amigos, os bate-papos nas calçadas e a simplicidade acolhedora daquela época.

No vídeo, ele resgata um dos momentos mais históricos da cidade: a assinatura da lei de emancipação política de Formosa do Rio Preto, feita pelo então governador da Bahia, Juracy Magalhães, no Palácio Rio Branco — um momento marcante que ele teve o privilégio de presenciar ao lado do seu pai Oscar Paes, Benedicto Araújo e outros.

Com saudade e orgulho, lembra também do Teatro São Roque, das apresentações artísticas, dos artistas locais e da tradicional festa do Sagrado Coração de Jesus, que mobilizava toda a comunidade.

Autor dos livros "Resgate de um débito" e "Fragmentos do tempo: na voz do Rio Preto", Paes Landim é membro da Academia Santa-ritense de Letras e cronista do Jornal A Tarde.

Ao final do vídeo, ele parabeniza os que mantêm vivos os nobres valores da cidade e destaca a importância dos compositores locais, com menção especial aos autores da canção "A Voz do Rio".

Assista!

@revista.formosa

Memórias de um Riopretense: Dr. José Paes Landim revive tempos marcantes de Formosa do Rio Preto Natural de Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia, o escritor e cronista Dr. José Paes Landim compartilhou lembranças emocionantes da infância e juventude vividas na antiga vila que viria a se tornar município. Filho do saudoso Oscar Paes Landim, ele narra, com nostalgia e orgulho, os dias de convivência fraterna entre amigos, os encontros nas calçadas, o Teatro São Roque em seus tempos áureos e a tradicional festa do Sagrado Coração de Jesus. Em seu relato, revive também um dos momentos mais históricos da cidade: a assinatura da lei de emancipação política de Formosa, feita por Juraci Magalhães, no Palácio Rio Branco, da qual teve o privilégio de presenciar. Autor dos livros Resgate de um débito e Fragmentos do tempo: na voz do Rio Preto, Landim é membro da Academia Santa-ritense de Letras e cronista do Jornal A Tarde. ▶️ Assista ao vídeo Matéria Completa: https://www.revistaformosa.com/l/memorias-de-um-riopretense-dr-jose-paes-landim-relembra-a-infancia-e-momentos-historicos-de-formosa/?_gl=1*lhtokq*_gcl_au*OTE1MTg1MTEyLjE3NDYyMTk2MTcuMTY2NjQ0NTk4Ni4xNzUyNzI0MTUzLjE3NTI3MjQxNTI.

♬ som original - Revista Formosa

Juracy Magalhães

Juracy Magalhães foi governador da Bahia em dois períodos distintos: de 1931 a 1937, como interventor federal nomeado por Getúlio Vargas, e de 1959 a 1963, eleito pelo voto direto.

Além de governador, ele teve uma carreira política extensa, incluindo cargos como senador pela Bahia, ministro da Justiça e das Relações Exteriores, e embaixador do Brasil nos Estados Unidos. 

Siga a Revista Formosa no Instagram. Nosso canal no WhatsApp e esteja sempre atualizado! Receba as últimas notícias da Revista Formosa no Google News.