Máscaras deixam de ser obrigatórias no Rio

08/03/2022

Por Revista Formosa

Em decreto do prefeito Eduardo Paes (PSD), publicado na tarde desta segunda-feira (7), em edição extra do Diário Oficial do Município, é anunciado o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos em toda a cidade do Rio de Janeiro.

De acordo com o segundo o Artigo 2º do decreto, "deixa de ser obrigatório o uso de máscaras faciais para ter acesso e permanecer em dependências de estabelecimentos industriais, comerciais e de prestação de serviços, bem como de órgãos públicos municipais e demais locais, ambientes e veículos de uso público restrito ou controlado".

Segundo o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, a exigência do passaporte vacinal continua mantida pelo menos até o fim de março - ou quando a cidade chegar a 70% da população adulta com a dose de reforço. Atualmente, o indicador está em 54%.

Decisão foi tomada em reunião com o Comitê Científico, nesta manhã, após análise de melhora no cenário epidemiológico da pandemia, e Soranz defende que não foi uma ação preciptada.

"Não considero. A gente tem indicadores epidemiológicos que dão muita segurança para essa decisão", afirmou o secretário, que ressaltou que essa é uma desobrigação, mas quem quiser, pode continuar utilizando as máscaras.

O Rio de Janeiro foi a primeira capital do país a liberar a população do uso da máscara de proteção. Com informações G1 e Agência Brasil - Foto: Pixabay.com