Lula acusa os EUA e a Europa de prolongarem guerra na Ucrânia

17/04/2023

Presidente disse que norte-americanos e europeus contribuem para continuidade do conflito

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva Foto: PR/Ricardo Stuckert
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva Foto: PR/Ricardo Stuckert

Por Revista Formosa

Durante uma coletiva de imprensa neste domingo (16) em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acusou os Estados Unidos e a Europa de prolongarem a guerra na Ucrânia, que já dura quase 14 meses. Segundo o petista, americanos e europeus dão "contribuição" para o prosseguimento do confronto.

– A paz está muito difícil. O presidente [da Rússia, Vladimir] Putin não toma iniciativa de paz, o [presidente da Ucrânia, Volodymyr] Zelensky não toma iniciativa de paz. A Europa e os Estados Unidos terminam dando a contribuição para a continuidade desta guerra – declarou.

Além disso, Lula voltou a acusar a Ucrânia de também ter participação no início do conflito, que começou com a invasão da Rússia em território ucraniano.

– A construção da guerra foi mais fácil do que será a saída da guerra, porque a decisão da guerra foi tomada por dois países – completou.

As novas falas de Lula sobre a participação dos EUA e da Europa ocorrem apenas um dia depois de o presidente ter defendido o fim do envio de armamentos para Ucrânia e afirmado que os Estados Unidos precisavam "parar de incentivar a guerra".