Justiça condena ex-assessora a 7 anos de prisão por extorsão contra ex-deputado federal Abílio Santana

24/09/2025
Foto: Câmara dos Deputados
Foto: Câmara dos Deputados

Por Revista Formosa

Uma ex-assessora parlamentar foi condenada a 7 anos e 4 meses de prisão pelo crime de extorsão contra o ex-deputado federal Abílio Santana

A sentença foi proferida no dia 18 de setembro pelo juiz José Francisco Oliveira de Almeida, da 1ª Vara Criminal de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador.

De acordo com a denúncia apresentada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), Damares Silva dos Santos e o também ex-assessor Dejarde Cézar da Silva Filho teriam exigido R$ 180 mil do político, em abril de 2022. 

O valor seria pago em parcelas, sob a ameaça de divulgação de vídeos nos quais Damares acusava o ex-parlamentar de estupro.

Uma das cobranças, no valor de R$ 32 mil, chegou a ser entregue em um estacionamento de Lauro de Freitas, quando a ação foi flagrada pela polícia. Segundo o processo, a ex-assessora mantinha contato frequente com intermediários de Abílio Santana, enviando áudios para pressionar pelo pagamento.

Na decisão, o magistrado ressaltou que Damares agiu de maneira "consciente e deliberada" para obter vantagem ilícita, explorando a relação de confiança que possuía com o ex-deputado durante o período em que trabalhou em seu gabinete. 

A Justiça ainda considerou que a tentativa de extorsão, ocorrida em ano eleitoral, poderia ampliar os prejuízos à imagem pública do político.

Além da pena de prisão, a ré foi condenada ao pagamento de 75 dias-multa, calculados com base em um trigésimo do salário mínimo vigente à época. Apesar da condenação, ela poderá recorrer em liberdade.

Até o momento, não há confirmação se Dejarde Cézar também recebeu sentença no mesmo processo. O portal g1 informou que tenta contato com as defesas dos envolvidos.

Siga a Revista Formosa no Instagram. Nosso canal no WhatsApp e esteja sempre atualizado! Receba as últimas notícias da Revista Formosa no Google News.