Israel mata Yahya Sinwar, atual comandante do Hamas

17/10/2024

Sinwar foi um dos mentores do atentado de 7 de outubro

Yahya Sinwar Crédito: Reprodução
Yahya Sinwar Crédito: Reprodução

Por Revista Formosa

O ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, confirmou que as tropas israelenses em Gaza mataram o principal líder do Hamas, Yahya Sinwar. Katz chamou a morte de Sinwar de uma "conquista militar e moral para o exército israelense".

"O assassinato de Sinwar criará a possibilidade de libertar imediatamente os reféns e trazer uma mudança que levará a uma nova realidade em Gaza - sem o Hamas e sem o controle iraniano", disse o ministro, em comunicado.

Sinwar é considerado um dos principais arquitetos do massacre de 7 de outubro de 2023 em Israel, que deu início à guerra na Faixa de Gaza, e estava no topo da lista dos mais procurados pelo governo israelense. 

Veja a linha do tempo de Sinwar, com seus 35 anos de terrorismo

1962
Yahya Sinwar nasce em Khan Yunis, cidade palestina ao sul da Faixa de Gaza.

1989
Sinwar é preso e condenado pelo assassinato de quatro palestinos e dois soldados israelenses; o que lhe rendeu o apelido de "O açougueiro de Khan Yunis".

2004
Sinwar recebeu tratamento médico de cirurgiões israelenses no Soroka Medical Center para um tumor cerebral com risco de vida.

2007
O Hamas assume o controle de Gaza em um golpe sangrento contra o Fatah.

2011
Sinwar retorna a Gaza. Ele fora condenado a quatro penas de prisão perpétua por Israel, das quais cumpriu 22 anos até sua libertação entre 1.026 outros terroristas em uma troca de prisioneiros pelo soldado israelense Gilad Shalit.

2015
Sinwar supervisiona a tortura de um comandante de alto escalão do Hamas por, entre outras coisas, suposta homossexualidade.

2017-2018

Sinwar se torna o chefe do Hamas em Gaza. Ataques violentos começam na fronteira Israel-Gaza.

2021
Enquanto Gaza está sob sua liderança, a Operação Guardião dos Muros começa depois que o Hamas dispara uma barragem de foguetes contra civis em todo o centro e sul de Israel.

2023
Sinwar é o mentor e lidera o massacre de 7 de outubro, o dia mais sangrento para os judeus desde o Holocausto.

2024
Sinwar torna-se o líder do grupo terrorista Hamas, após a morte do ex-líder, Ismail Haniyer. No mesmo ano, ele é ELIMINADO pela IDF (Forças de Defesa de Israel).

Siga a Revista Formosa no Instagram. Nosso canal no WhatsApp e esteja sempre atualizado! Receba as últimas notícias da Revista Formosa no Google News.