III Simpósio sobre Sistemas Intensivos de Produção reúne especialistas no coração do Matopiba
Evento em Luís Eduardo Magalhães (BA), discutirá integração entre lavoura, pecuária e sustentabilidade e tem inscrições gratuitas

Por Revista Formosa
Entre os dias 9 e 11 de setembro de 2025, o auditório da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), em Luís Eduardo Magalhães (BA), sediará o III Simpósio sobre Sistemas Intensivos de Produção.
O evento, que é uma iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) em parceria com a Abapa, receberá pesquisadores, técnicos, professores, acadêmicos e produtores de todo o país para debater o futuro da agricultura integrada.
A programação do simpósio contará com a realização de painéis sobre tecnologias para manter a fertilidade do solo, melhorar a infiltração de água e aumentar a resiliência climática. Também estarão em pauta os desafios impostos pelas mudanças climáticas, a pressão sobre os recursos hídricos e o manejo integrado de pragas.
Coração do Matopiba
A escolha de Luís Eduardo Magalhães para receber o simpósio foi estratégica. O município está localizado no coração da fronteira agrícola do Matopiba, que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.
"Atualmente, a produção agropecuária do Matopiba é marcada pelas grandes colheitas de grãos, especialmente soja, milho e algodão. Por isso, a realização deste evento na região é essencial para falar da integração dos sistemas de produção.", afirmou o presidente da Abrapa, Gustavo Piccoli.
De acordo com a Embrapa, a região oeste da Bahia, uma área mais antiga e mais consolidada do Matopiba, é a segunda maior produtora brasileira da fibra representa.
Apesar de grande parte da área ser dedicada à agricultura de grãos, além de áreas de pecuária, os imóveis rurais da região também abrem espaço para frutas, raízes e tubérculos, espécies florestais, criando um sistema mais resiliente e intregrado
Integração agropecuária
O simpósio propõe uma abordagem holística da produção agropecuária, indo além da análise isolada da cultura do algodão e considerando os sistemas de produção de forma integrada.
O foco estará na interação entre lavouras, pastagens, animais e o cerrado, com ênfase no manejo sustentável do solo, na retenção de água e no uso racional dos recursos naturais.
Com o objetivo de unir sustentabilidade ambiental, social e econômica a altas produtividades, o evento pretende criar um espaço de troca de experiências e inovação, reunindo as principais referências do setor para discutir caminhos que conciliem competitividade e preservação.
Para a presidente da Abapa, Alessandra Zanotto, o simpósio tem como missão dar uma perspectiva sistêmica aos participantes, "Neste evento a Abapa terá a missão de criar um espaço para o debater maneiras sustentáveis de equilibrar os diversos fatores envolvidos em sistemas integrados de produção. O objetivo é encontrar soluções para esses desafios reais da agricultura brasileira", afirmou Zanotto.
Entre os principais temas que serão apresentados no simpósio estão: a superação de desafios como pragas, recursos hídricos e mudanças climáticas; a união entre sustentabilidade e alta produtividade; e as novas tecnologias para solo fértil, infiltração de água e resiliência climática.
Para quem é o evento?
Produtores rurais, pesquisadores, técnicos e acadêmicos que buscam dominar sistemas integrados sustentáveis e conectar-se às redes de inovação do agro brasileiro.
A participação é gratuita, para se inscrever basta clicar no link abaixo:

Siga a Revista Formosa no Instagram. Nosso canal no WhatsApp e esteja sempre atualizado! Receba as últimas notícias da Revista Formosa no Google News.