Hospital do Oeste reforça apelo por doações de sangue

09/01/2026

Por Revista Formosa

O Hospital do Oeste (HO), unidade vinculada ao governo estadual e administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) no município de Barreiras, alerta para a situação crítica dos estoques de sangue e plaquetas na Agência Transfusional da unidade. 

Durante os períodos festivos, como Natal, Ano Novo e Carnaval, as doações caem drasticamente devido às viagens, feriados prolongados e férias escolares, ao passo que a demanda aumenta.

As doações de sangue são realizadas na Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (HEMOBA) e ajudam a garantir o abastecimento dos estoques para assegurar os atendimentos, tratamentos e procedimentos de alta complexidade que necessitam de sangue e seus derivados que são realizados no HO. 

Ao mesmo tempo que falta sangue, a demanda na emergência se torna alta, devido ao grande número de acidentes nesse período de férias e alto fluxo nas rodovias.

Segundo a equipe da Agência Transfusional do HO embora todos os grupos sanguíneos sejam necessários, os tipos O Negativo e O Positivo são os mais críticos, por serem os mais utilizados em situações de emergência. 

Além disso, as doações de plaquetas estão com nível extremamente baixo, o que torna mais grave o cenário. Alguns grupos estão zerados, como O Positivo, O Negativo e B negativo.

"Para se ter uma ideia, nossa situação hoje é tão crítica que em um caso de emergência com operação cardíaca, por exemplo, não é possível realizar cirurgia devido a alta demanda de sangue nesse procedimento", comenta a técnica em laboratório da Agência Transfusional, Deuzenice Santos.

Para realizar a doação de sangue é necessário comparecer na HEMOBA, localizada na rua Paulo Afonso, s/n (ao lado do Hospital Municipal Eurico Dutra). 

O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30, e nas quartas-feiras das 16h às 19h30. Vale destacar que no dia 24 de janeiro será realizado o "Sabadão Solidário" das 08h as 12h. 

Para mais informações: (77) 3613-3799.

Critérios para doação  

Para doar sangue é necessário estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50kg e ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos - menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. 

No dia da doação, o candidato precisa estar descansado, bem alimentado, não ter consumido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores e nem ter fumado pelo menos duas horas antes. 

Além disso, é recomendado ao voluntário que evite alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem o procedimento.

Siga a Revista Formosa no Instagram. Nosso canal no WhatsApp e esteja sempre atualizado! Receba as últimas notícias da Revista Formosa no Google News.

Painel Cinematográfico de GIFs