Homem morre após bateria de lítio explodir em elevador
Câmeras de segurança registraram o momento em que o objeto pega fogo

Por Revista Formosa
Um vídeo que tem viralizado nas redes sociais mostra um acidente que resultou na morte de homem. Ele estava dentro de um elevador com uma bateria de lítio na mão.As baterias de íons de lítio são amplamente utilizadas em dispositivos eletrônicos portáteis, como celulares, e carros elétricos.
Quando a porta do elevador fecha, o objeto começa a pegar fogo e causa uma forte explosão no ambiente.
Funcionários do prédio chegaram a socorrer a vítima. Eles usaram extintores para tentar conter as chamas. No entanto, o homem acabou morrendo carbonizado. Não há informações oficiais de quando e onde teria ocorrido o acidente.
As baterias de lítio podem ser propensas a superaquecimento e, em casos extremos, a incêndios. O cenário ocorre principalmente devido a curtos-circuitos internos, falhas no sistema de gerenciamento de energia e danos físicos.
Por que a bateria explodiu?
O motivo exato da explosão ainda não é sabido, no entanto, baterias de íon-lítio possuem uma alta densidade de energia, o que as torna altamente inflamáveis em determinadas condições. Confira:
Descontrole térmico: o calor excessivo é o principal vilão. Quando a bateria aquece demais, ocorre uma reação química em cadeia que libera ainda mais calor, podendo levar à ignição dos materiais inflamáveis presentes na bateria;
Curto-circuito: um curto-circuito interno na bateria pode gerar calor intenso e rápido, desencadeando o processo de explosão;
Danos físicos: problemas externos à bateria, como perfurações ou impactos, podem romper as camadas protetoras e causar curto-circuitos.
Defeitos de fabricação: erros na produção da bateria podem levar a instabilidades internas e aumentar a probabilidade de falhas.
Fonte: Redação Byte
Siga a Revista Formosa no Instagram. Nosso canal no WhatsApp e esteja sempre atualizado! Receba as últimas notícias da Revista Formosa no Google News.



