Hackeando de pijama: Hacker norte-americano derruba toda a internet da Coreia do Norte por vingança

04/02/2022

Por Revista Formosa

Enquanto vestia uma calça de pijama, comia salgadinhos e assistia a filmes de alienígenas, um hacker norte-americano derrubou toda a internet da Coreia do Norte. Segundo traz a revista Wired, P4x (como o hacker se apresenta), conseguiu deixar quase impossível para os norte-coreanos ficar online com o restante do planeta.

Ao que tudo indica, a ação foi uma vingança, já que P4x alega ter sido ele mesmo vítima de um ataque de hackers da Coreia do Norte há pouco mais de um ano. Por não ter conseguido apoio do governo norte-americano, mesmo depois de entrar em contato com o FBI, P4x resolveu agir "com suas próprias mãos".

"Parecia a coisa certa a fazer", disse P4x à Wired, no sentido de que achou necessário mostrar "sua força", para coibir os norte-coreanos. O hacker preferiu não dizer seu nome real para evitar ser alvo de retaliação e até mesmo de processos.

P4x explorou uma série de vulnerabilidades em vários servidores e roteadores centrais da Coreia do Norte, realizando ataques de negação de serviço (DDoS). Grande parte dos softwares usados pelo governo norte-coreano está extremamente desatualizada, tornando o país um alvo fácil, de acordo com o hacker.

Como exemplo de vulnerabilidade, o hacker citou um bug conhecido no software de servidor web NginX, que manipula certos cabeçalhos HTTP, permitindo que os servidores que executam o software fiquem sobrecarregados e fiquem offline. P4x diz que automatizou amplamente seus ataques aos sistemas norte-coreanos, executando periodicamente scripts que enumeravam quais sistemas permaneciam online para, em seguida, ele lançar exploits para derrubá-los.

Hackeando de pijama

Vestindo camiseta, calça de pijama, de chinelos, sentado em sua sala de estar, assistindo a filmes de aliens e comendo salgadinhos de milho apimentados. Noite após noite, P4x ia periodicamente até seu escritório para verificar o andamento dos programas que ele estava executando para atrapalhar a internet da Coreia do Norte.

Enquanto isso, observadores do país oriental captaram quedas intermitentes da internet local no mesmo período. Essas ocorrências, inclusive, foram registradas após um quinto teste de mísseis feito pela Coreia do Norte.

"É bem interessante como foi fácil realmente causar algum efeito lá", disse o hacker norte-americano. Seus esforços derrubaram a maioria dos serviços baseados na internet do país - mas ainda não está claro que tipo de consequências foram geradas, já que a maioria dos norte-coreanos não tem acesso à internet, por exemplo.

Martyn Williams, pesquisador com foco na Coreia do Norte, diz que as dezenas de sites que P4x derrubou repetidamente são amplamente usados ​​para propaganda e outras funções destinadas a um público internacional. "Eu diria que, se ele está indo atrás dessas pessoas [hackers norte-coreanos], provavelmente está direcionando suas atenções para o lugar errado", afirma Williams. "Mas se ele só quer irritar a Coreia do Norte, então provavelmente está sendo irritante". Olhar Digital.