Formosense é Selecionada para o Programa Deputada Jovem Baiana

15/06/2024
Mayra da Silva Ribeiro - Imagem/RevistaFormosa/Arquivo
Mayra da Silva Ribeiro - Imagem/RevistaFormosa/Arquivo

Por Revista Formosa

A jovem Mayra da Silva Ribeiro, estudante da 3ª série D, turno matutino, do CETEP Almir Teixeira Santos em Formosa do Rio Preto, oeste da Bahia, foi uma das selecionadas para participar do Programa Deputada Jovem Baiana (DJBA). A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) divulgou, nesta quinta-feira (13), o resultado dos estudantes escolhidos para integrar os programas Deputado Jovem Baiano e Estágio Legislativo.

Para garantir uma vaga, os candidatos passaram por um processo seletivo rigoroso, dividido em duas etapas. Na primeira, os estudantes elaboraram e apresentaram projetos de lei no ato da inscrição, recebendo participações de todos os Núcleos Territoriais de Educação (NTE). A segunda etapa envolveu a avaliação desses projetos por uma comissão, seguindo critérios específicos estabelecidos pela coordenação do programa.

Ao todo, foram selecionados 63 estudantes da Educação Básica para o DJBA e 51 universitários e egressos da rede estadual pública de ensino da Bahia para o Programa Estágio Legislativo.

A iniciativa, fruto da parceria entre a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) e a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), oferece aos jovens a chance de participar ativamente da elaboração de projetos de lei e conhecer de perto os processos decisórios do poder legislativo. Mayra, junto com os demais selecionados, terá a oportunidade de: Desenvolver habilidades essenciais para a cidadania; Aprimorar seus conhecimentos sobre legislação; Contribuir para o desenvolvimento da Bahia.

O Projeto de Lei submetido pela aluna Mayra da Silva e o seu orientador, o Prof. Raian Souza, foi relacionado ao enfrentamento do racismo ambiental, propondo a inclusão de Territórios Quilombolas como Patrimônios do Estado da Bahia. Eles criaram um projeto de lei que agora será debatido durante essa semana, em que estarão presentes na ALBA, e se vencer os demais seguirá para aprovação dos deputados.

Com a divulgação dos resultados, a coordenação dos programas entrará em contato com os estudantes selecionados para solicitar a matrícula e os documentos necessários, como foto, dados para passagens e hospedagem, termos de autorização para participação e uso de imagem. Durante a vivência legislativa, os estudantes serão acompanhados por técnicos do Núcleo Territorial de Educação de sua região, garantindo suporte contínuo e adequado.

Mayra da Silva, demonstrou entusiasmo ao saber da sua seleção reconhecendo que é uma oportunidade para aprender e contribuir com a política do estado.

Fonte: SEC; Revista Formosa

Siga a Revista Formosa no Instagram. Nosso canal no WhatsApp e esteja sempre atualizado! Receba as últimas notícias da Revista Formosa no Google News.