Formosa do Rio Preto vai enquadrar todos os professores que têm direito às 40 horas

02/02/2026
Imagem/Dircom/FRP
Imagem/Dircom/FRP

Por Revista Formosa

Formosa do Rio Preto, no oeste da Bahia, vai enquadrar todos os professores que têm direito à carga horária de 40 horas semanais. 

A decisão foi anunciada pelo prefeito Neo Araújo durante a Jornada Pedagógica de 2026, realizada na segunda-feira (2), no Colégio Municipal Coração de Jesus e foi recebida com entusiasmo pela categoria.

O evento contou com a presença de autoridades municipais e representantes de diferentes segmentos. 

Participaram da Jornada Pedagógica, vereadores, secretários municipais, a secretária de Educação, Marinélia Rocha, a subsecretária Ludimilla Yoshida, a presidente da APLB Sindicato, Janete Serpa, o padre Robervalto Souza, o prefeito Neo, a primeira-dama e secretária de Governo, Luciane Brandão, além do vereador José Barbosa, representando a Câmara Municipal.

Segundo relatos de professores à Revista Formosa, muitos foram surpreendidos com a notícia, já que pedidos formais para o enquadramento haviam sido feitos em anos anteriores, inclusive em gestões passadas, sem que fossem atendidos.

De acordo com a legislação municipal e o Plano de Carreira do Magistério, aproximadamente 70 professores já cumpriram os requisitos legais para o enquadramento em 40 horas. 

Imagem/Dircom/FRP
Imagem/Dircom/FRP

A norma prevê o direito aos docentes que tenham atuado por cinco anos consecutivos com carga de 40 horas ou por dez anos intercalados nessa jornada.

A secretária municipal de Educação, Marinélia Rocha, informou que já determinou à equipe técnica o levantamento de todos os professores aptos ao enquadramento, sem exceção, para garantir o cumprimento da lei.

A presidente da APLB Sindicato no município, Janety Serpa, comemorou a medida e destacou que o enquadramento das 40 horas é uma reivindicação antiga da categoria. 

Segundo Janete, a decisão representa uma conquista histórica e o reconhecimento de um direito dos profissionais da educação, que já vinha sendo garantido a alguns servidores por meio de decisões judiciais obtidas com o apoio da entidade. 

Siga a Revista Formosa no Instagram. Nosso canal no WhatsApp e esteja sempre atualizado! Receba as últimas notícias da Revista Formosa no Google News.

Painel Cinematográfico de GIFs