Formosa Rio Preto: APLB-Sindicato promove evento e lançamento de livros em celebração ao Centenário de Paulo Freire
Por Revista Formosa
Considerado o maior educador do século passado, Paulo Freire é o patrono da educação no Brasil e o terceiro autor mais citado em todas as ciências sociais em nível mundial. Ele recebeu o título honoris causa de 27 universidades ao redor do mundo e seus livros foram traduzidos em mais de 14 idiomas. As experiências de alfabetização de Paulo Freire fizeram nascer uma nova concepção universal de educação. Em 1963, junto com um grupo de educadores, ensinou 300 adultos a ler e escrever em menos de 40h. O feito, registrado em Angicos (RN), é apenas uma das ações que destacam a importância de Paulo Freire para o Brasil. Se ainda estivesse vivo, Paulo Freire completaria 100 anos no domingo (19).
Em homenagem ao educador e filósofo brasileiro, APLB-Sindicato promoveu um calendário de ações especiais. Na quarta-feira (22), como parte integrante do Projeto do Centenário, lançamento de livros com autógrafos dos escritores Arnone Santiago (Poesias em Sintonia) e Professor Evadson Maciel (As Classes Gramaticais em Cordel - Com Carrapicho e Abelhuda), também apresentações de poesias e cordel.
Toda a programação aconteceu na sede APLB-Sindicato. O encontro recebeu representantes do poder executivo, poder legislativo e sociedade civil organizada. A proposta da diretoria é reforçar a importância que o legado de Paulo Freire tem na atualidade em âmbito educacional, social e político.
Marcaram presença na noite de autógrafos em homenagem ao Centenário de Paulo Freire, Maria do Socorro - Secretária Municipal de Educação e que também representou o Prefeito Municipal Manoel Afonso; Representando a Câmara de Vereadores - Roberto Andrade; Representando Academia de Letras de Formosa - Lucileide Dantas; Coordenadoras de Ensino Ludymilla Yoshida e Florenice Chaves - Secretaria de Educação; Representando a Regional Oeste Keliane Menezes e; Prata da casa Paquinha.
APLB - Sindicato promove lançamento de livros em noite de autógrafos
Foi um dos momentos mais aguardado da noite, apreciação e autógrafos dos livros com os seus respectivos escritores.
A presidente da APLB-Sindicato, Janety Serpa, agradeceu os presente e os amigos internautas e afirmou que a noite de autógrafos, com a publicação dos livros do professor Evadson Maciel e do poeta Arnone Santiago é gratificante porque "Se não posso estimular os sonhos impossíveis, não devo negar o direito de sonhar com quem sonha".
Arnone Santiago, autor do Livro "Poesias em Sintonia", é natural de Formosa do Rio Preto, é o terceiro de uma família de oito irmãos. Sempre teve gosto pela leitura e absoluta paixão pelos poemas desde criança, onde teve os primeiros contatos com grandes poetas brasileiros. A partir de suas leituras resolveu começar a descrever as belezas naturais em forma de poesia e não mais parou.
Leia a entrevista exclusiva ao Revista Formosa
Revista Formosa: Arnone Santiago, explique como e quando resolveu começar a escrever poesias?
Arnone Santiago - Eu sempre tive paixão pela poesia. Lembro que comecei com uma estrofe poética da Igreja católica, era noite de Natal. Através disso me apaixonei, era criança com 10 anos de idade. Fui fazendo na escola estrofe por estrofe, o tempo seguiu, e como estudante vendo as belezas naturais do município, apaixonando também, e vendo como era bonito as poesias dos autores, dos escritores, dos poetas e artistas do Brasil e do mundo. O tempo foi passando, e fui aperfeiçoando cada vez mais, e até hoje, Graças à Deus.
Revista Formosa: Comente um pouco dessa experiência de lançar esse livro "Poesias em Sintonia".
Arnone Santiago - É uma emoção muito grande em ter esse privilégio de lançar o primeiro livro. Eu via os artistas de Formosa e outros artistas, e eu tinha aquela felicidade assim de um dia, sempre pedindo a Deus, mas, uma terrível doença que foi o alcoolismo que atrapalhou a minha juventude. Graças à Deus, que eu consegui vencer, graças ao grupo AA - Alcoólicos Anônimos que é no mundo inteiro, fui e consegui vencer. Graças aos irmãos da Primeira Igreja Batista que me deram uma força. E hoje estou aqui, com uma alegria imensa, com um coração para explodir de emoção de fazer esse primeiro livro. E a emoção é muito grande, só Deus sabe a alegria que está aqui dentro de mim.
Evadson Maciel, autor do Livro "As Classes Gramaticais em Cordel - Com Carrapicho e Abelhuda", é natural de Brasília, cresceu em Formosa do Rio preto, Pedagogo, Licenciado em Educação Infantil e séries iniciais pela Faculdade Rio Sono, Especialização em Psicopedagogia Educacional pela Faculdade Evangélica de Salvador, professor da rede Municipal de ensino desde o ano de 2000.
Leia a entrevista exclusiva ao Revista Formosa
Revista Formosa: Professor Evadson Maciel, quando começou a escrever e quanto tempo levou para terminar essa brilhante literatura?
Evadson Maciel - Essa obra foi fruto do chão da escola. Eu comecei a escrevê-la em 2017, porém, somente em 2018 que ela começou a ganhar corpo. E agora em 2021 está sendo publicada. Foi um trabalho que foi feito com base na necessidade que eu vi que as crianças tinham uma grande dificuldade de trabalhar as classes gramaticais dada a sua complexidade. Então, eu pensei em elaborar um texto em forma de cordel que é minha paixão. Uma colega que passava por ali, viu o trabalho e achou interessante, e falou: - "Colega, daria um gibi ou mesmo um livro, publica". Pensei nas dificuldades que existe para publicar um livro, então, resolvi como diz um ditado "deixar quieto", porém, APLB-Sindicato juntamente com a diretoria, conhecedora do trabalho e da sua complexidade, resolveu me convidar para publica-lo no Centenário de nascimento de Paulo Freire, e foi o que aconteceu. Está aí hoje a obra, uma obra acessível para todos, e acredito que vai ter uma importância muito grande na aprendizagem das crianças.
Revista Formosa: Comente um pouco dessa experiência de lançar esse livro "As Classes Gramaticais em Cordel - Com carrapicho e Abelhuda"
Evadson Maciel - Muito Grande por alguns motivos. Primeiro agradeço a Deus por ser o meu grande orientador; Segundo a família; Terceiro APLB-Sindicato e; Também os demais professores do município. A expectativa é muito grande, estou muito feliz porque como já falei, era um sonho em publicar um livro, ou algo em forma de cordel. E o livro voltado para as séries iniciais para o público infantil, melhor ainda, é um sonho realizado, estou muito feliz.
Devido as prevenções contra o Covid 19, a presença do público foi restrita, porém, toda programação transmitida ao vivo na plataforma do YouTube. Abaixo o link, assista!