Formosa do Rio Preto realiza 9ª Conferência de Saúde com foco na participação popular e planejamento estratégico

22/05/2025
Imagem/RevistaFormosa
Imagem/RevistaFormosa

Por Revista Formosa

A Prefeitura de Formosa do Rio Preto, oeste da Bahia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quarta-feira (21) a 9ª Conferência Municipal de Saúde, com o tema "Livre, Democrática e Popular".

O evento, no auditório do Colégio Estadual Almir Teixeira, reuniu autoridades, secretários municipais, profissionais da saúde e representantes da sociedade civil para debater diretrizes para o Plano Municipal de Saúde e o Plano Plurianual (PPA) dos próximos quatro anos.

A mesa de abertura contou com o prefeito Neo Araújo; a secretária de Governo, Luciane Brandão; a secretária de Saúde, Edna Cristina; a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Adaílde do Socorroo presidente da Câmara, Hermínio Cordeiro; o procurador do município, Dr. Arnaldo Serpa Filho; o vice-prefeito Dr. Antônio Moreira; e a palestrante, Dra. Etna Kaliane.

A secretária de Saúde, Edna, apresentou avanços e desafios da gestão. "Temos avançado, mas ainda há muito a ser feito. Precisamos de um SUS fortalecido, com financiamento adequado, gestão transparente e participação ativa da população", destacou.

Adaílde ressaltou os serviços prestados pela pasta e destacou os projetos em andamento. Hermínio Cordeiro elogiou a organização do evento. 

O prefeito Neo destacou a Conferência da Saúde como espaço essencial de diálogo e reafirmou a saúde como prioridade, defendendo mais acesso aos serviços e valorizando o papel das novas tecnologias na melhoria do atendimento à população. 

A superintendente da Secretaria de Saúde, Ana Paula, apresentou o Plano Municipal de Saúde 2022-2025 e o esboço do Plano de Governo 2025-2028, destacando metas e estratégias para aprimorar os serviços e o atendimento à população.

A palestra da Dra. Etna Kaliane abordou os três eixos temáticos da conferência:
I – Vigilância, Proteção e Promoção da Saúde;
II – Atenção Integral à Saúde;
III – Participação e Controle Social.

Após a palestra, representantes como a vereadora Manuela Fernandes, Lucélia Corado, o vereador Hildejane Leite e outros membros da sociedade civil contribuíram com propostas. À tarde, os grupos apresentaram e votaram as sugestões debatidas.

Ao final da conferência, a secretária de Saúde, Edna Cristina, celebrou os resultados:

"Saio desta conferência com a certeza de que estamos no caminho certo. A escuta ativa, a participação da comunidade e o compromisso dos profissionais mostram que Formosa do Rio Preto tem uma gestão que acredita em um SUS mais justo, forte e acessível para todos. Seguiremos firmes, planejando e construindo uma saúde pública cada vez melhor."

Siga a Revista Formosa no Instagram. Nosso canal no WhatsApp e esteja sempre atualizado! Receba as últimas notícias da Revista Formosa no Google News.