Formosa: Professores aderem greve nacional nesta quarta-feira, 26
Profissionais reinvidicam aplicação do reajuste do piso salarial e revogação do novo ensino médio

Por Revista Formosa
Os professores das redes estadual na Bahia e municipal em Formosa do Rio Preto participam de um ato conjunto em meio a uma paralisação nacional dos profissionais da educação nesta quarta-feira, 26, na Praça da Cesta do Povo em direção a sede da APLB do município. Os profissionais reinvidicam aplicação do reajuste do piso salarial e revogação do novo ensino médio.
"A nossa luta é pela aplicação do reajuste do piso salarial inicial e na carreira, além da revogação do Novo Ensino Médio, que tanto prejudica alunos e professores" afirmou o coordenador-geral da APLB-Sindicato, Rui Oliveira.
A atividade foi convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e faz parte da programação 24ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública que este ano tem como tema "Soberania se faz com educação pública e participação social".
Na Bahia, haverá manifestações em todo o estado, organizadas pelas delegacias regionais da APLB-Sindicato.
Em Formosa do Rio Preto, oeste da Bahia, o protesto teve início por volta das 9h e os professores apresentaram diversas demandas. A maioria também com cartazes como ato simbólico chamando atenção das pessoas.
No estado da Bahia, ainda não é possível dimensionar a adesão ao movimento e o impacto na rede estadual, mas que parte das escolas seguem funcionando normalmente.
Secretaria de Educação da Bahia
A Secretaria de Educação da Bahia detalhou, por meio de nota, que e a aplicação do reajuste do piso salarial é um compromisso assumido publicamente pelo Governo do Estado e quem em 2022, a categoria já recebia acima do piso, considerando o acréscimo de 31,18% da regência de classe para 40 horas.
A SEC informou ainda, que como parte da valorização da carreira do magistério público estadual, está em fase final o concurso público para 1.806 professores e 307 coordenadores pedagógicos, com divulgação do resultado final prevista para os próximos dias.
Já sobre o novo Ensino Médio, apontou que a implementação atende a legislações federais vigentes, a partir de 2018 e que aguarda as tratativas do Ministério da Educação (MEC) quanto às deliberações para o planejamento do ano letivo de 2024.
Secretaria de Educação de Formosa do Rio Preto
A Secretaria Municipal de Educação de Formosa do Rio Preto, por meio de ofício, informou que vem promovendo estudo de impacto administrativo e financeiro apto a subsidiar a tomada de decisões no que concerne ao piso do magistério público municipal.
Após a conclusão do estudo, a Prefeitura disporá de dados suficientes embasado para quaisquer propostas do vencimento inicial das carreiras do magistério municipal fazendo estudo de impacto na folha salarial dos profissionais de educação.
Revista Formosa; A Tarde
