Formosa: Prefeitura promove mutirão de cirurgias de Catarata e Pterígio
Prefeito Manoel Afonso esteve presente supervisionando e demonstrou alegria pelos resultados

Por Revista Formosa
A Prefeitura Municipal de Formosa do Rio Preto, oeste da Bahia, através da Secretaria Municipal de Saúde via Atenção Básica, promoveu mutirão de Catarata e Pterígio.
A ação foi dividida em duas etapas: a primeira, que ocorreu no dia 11 de julho, no PSF Sady Carnot, localizado no Bairro Santa Helena, contemplou os procedimentos de triagem de catarata e triagem de pterígio. Já na segunda etapa, que aconteceu nos dias 12, 13, e 14 de julho, foram executados os procedimentos cirúrgicos nos pacientes que passaram pela triagem no Hospital Dr. Altino Lemos Santiago.
A Secretaria da Saúde informou que mais de 500 formosenses foram beneficiados com essa ação, tendo aproximadamente um total de 1200 pessoas, incluindo pacientes de algumas cidades da região oeste da Bahia, como Santa Rita de Cássia, Riachão da Neves e outras.
Segundo o secretário de saúde, João Rocha, explica que o município de Formosa mais uma vez avança na qualidade e agilidade dos atendimentos de saúde. "Queremos zerar a fila de espera para catarata, pterígio e outros procedimentos em nosso município e esse mutirão tem justamente essa proposta, que é alcançar os pacientes com qualidade e agilidade", destacou.
O Prefeito de Formosa, Manoel Afonso, esteve presente supervisionando e demonstrou alegria pelos resultados. "...É uma alegria muito grande por está proporcionando isso a nossa população. Trouxemos a equipe de cirurgiões para Formosa do Rio Preto para realizar cirurgias de Catarata e cirurgias de Pterígio. Esse é o nosso objetivo, tratar muito bem a nossa população. Parabenizo o secretário João Rocha, a diretora do Hospital, Tina e toda a equipe..." diz o prefeito Neo.
Ainda foi confirmado pelo Gestor Municipal que novas ações como essa estão sendo programadas com o intuito de diminuir o tempo de espera por exames e cirurgias.
O que é Catarata
O termo "catarata" é dado para qualquer tipo de perda de transparência do cristalino, lente situada atrás da íris (Figura), seja ela congênita ou adquirida, independente de causar ou não prejuízos à visão. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a catarata é responsável por 47,8% dos casos de cegueira no mundo, acometendo principalmente a população idosa.
Quais são as causas da Catarata? A catarata é uma doença multifatorial e pode ser congênita ou adquirida. A causa mais comum da catarata é o envelhecimento do cristalino que ocorre pela idade, denominada de catarata senil. Porém também poderá estar associada a alterações metabólicas que ocorrem em certas doenças sistêmicas, (ex. Diabetes Mellitus), oculares (ex. uveíte), tabagismo, alcoolismo, secundária ao uso de certos medicamentos (ex. corticoides) ou a trauma ocular (contuso, perfurante, por infravermelho, descarga elétrica, radiação ultravioleta, raios X, betaterapia ou queimaduras químicas graves).
O que é Pterígio
O Pterígio consiste no crescimento de uma membrana vascularizada sobre a conjuntiva que é responsável por proteger o globo ocular. Esta membrana cresce em direção à córnea e forma um triângulo. Por lembrar uma asa, a doença recebe o nome de Pterígio – no grego, asa se chama pteron.
Quais são as causas de Pterígio? É a exposição constante aos raios UVA e UVB, por isso a doença é mais comum em países tropicais e ensolarados. Indivíduos que trabalham sob o sol e ficam expostos a uma grande quantidade de raios solares precisam utilizar óculos de proteção, além de chapéus e bonés no intuito de evitar o surgimento e progressão da doença. Em alguns casos, o surgimento da doença é influenciado por fatores genéticos e familiares. A areia, poeira, fumaça e produtos químicos também podem acarretar episódios de inflamação do pterígio.
Imagens Dircom FRP

